Em 19 de janeiro de 2019, a imunização contra Covid-19 foi iniciada em Vitória da Conquista, com o primeiro ponto de vacina em drive-thru montado no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), imunizando os profissionais de saúde que estavam atuando na linha de frente do combate à Covid-19 no município.
Desde a primeira dose, administrada na técnica de enfermagem Luzenasia Beiginho, outras 923.712 doses foram utilizadas para imunizar a população de Vitória da Conquista, ao longo desse percurso de dois anos de vacinação.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, em 2021, foram registrados 10.162 casos positivos da Covid-19 em Vitória da Conquista e 410 óbitos de residentes, em decorrência de complicações da doença. Já em 2022, o número de contaminações foi um pouco maior devido às variantes de alta transmissibilidade que surgiram, como a Ômicron, e 11.268 casos da doença foram registrados, porém com a ocorrência de 79 óbitos, uma redução expressiva de 80,17% de um ano para o outro.
A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, destacou que a redução dos casos graves é resultado da vacinação em massa, aliada a uma série de medidas de enfrentamento da pandemia adotadas pela gestão municipal. “Fizemos uma verdadeira operação de guerra para combater um inimigo que era totalmente desconhecido. Criamos um call center para facilitar o acesso da população à notificação, uma central de monitoramento, implantamos o Centro Covid-19 em caráter emergencial, ampliamos a nossa capacidade de testagem, fizemos vacinação itinerante com a Van da Vacina, dentre outras inúmeras medidas que foram extremamente importantes para salvar vidas”, relembrou Ramona.
Um grande destaque da vacinação contra a Covid-19 no município foi a iniciativa da Van da Vacina, que realizou a vacinação itinerante de mais de cinco mil pessoas, nos bairros Brasil, Miro Cairo, Alto Maron, São Vicente, Morada dos Pássaros, Bruno Bacelar, Ibirapuera, Alto do Panorama, Nova Cidade e Centro. “Buscamos mais uma alternativa, além da vacinação diária nas unidades de saúde, para ampliar a cobertura vacinal na cidade, levando a vacina para mais perto da comunidade e oportunizar mais formas de acesso. Essas ações com a van são viabilizadas quando dispomos de um estoque um pouco maior de vacinas na Rede de Frio e foi uma medida assertiva, muito bem aceita pela população”, ressaltou a secretária.
Nesses dois anos de vacinação, 406.252 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – foram imunizadas com a 1ª dose da Covid-19, um número muito maior que a população estimada pelo IBGE que, até 2022, era de 343.643 habitantes. Por ser um município polo, muitos estudantes e residentes de outras cidades também se vacinaram aqui, o que justifica esse número.
A segunda dose foi administrada em 242.088 pessoas com idade entre seis meses a maiores de 18 anos. Já a vacinação de reforço (3ª dose) foi feita em 204.326 adolescentes e adultos; e o segundo reforço (4ª dose) em 71.001 pessoas da população adulta. A quinta dose foi disponibilizada apenas para adultos com imunossupressão e, até o momento, foram imunizadas 45 pessoas.
Os índices com a vacinação de reforço ainda estão abaixo do esperado no município, principalmente com a 4ª dose, e a população deve manter atualizado o cartão de vacina para garantir uma proteção mais eficaz contra as formas graves da doença. De segunda a sexta, a vacinação está disponível nas unidades de saúde e a programação semanal para cada público pode ser conferida no site Vacina Conquista .