SAÚDE Sergipe
Samu 192 Sergipe promove treinamento prático para os motociclistas socorristas das motolâncias
Os profissionais participaram do curso de nivelamento para aprimorar o atendimento por meio de uma simulação realista
31/01/2023 17h01
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, na manhã desta terça-feira, 31, um curso de nivelamento para os condutores de motolâncias, a fim de aprimorar o atendimento por meio de uma simulação realista na condução e atendimento aos pacientes.

Segundo o coordenador técnico assistencial do Samu 192 Sergipe, Lino Eduardo Farah, o treinamento tem o objetivo de capacitar os profissionais para um atendimento rápido e eficiente. “O nivelamento visa aprimorar a condução da motolância dos nossos enfermeiros e técnicos de enfermagem, onde eles podem desenvolver novas habilidades de trânsito”, explica.

Quanto à metodologia adotada no treinamento, os profissionais simularam o comboio das motolâncias, onde puderam aprender técnicas e táticas para um atendimento rápido e com maior qualidade. “Para o nivelamento, adotamos uma parte teórica na sala de aula para os profissionais entenderem como funciona o deslocamento e ter noção de escolta. Em seguida fomos para um ambiente externo, simulando um deslocamento real”, destaca o soldado e instrutor do nivelamento, Anderson Dória.

Estiveram presentes enfermeiros e técnicos de enfermagem que fazem parte da condução das motolâncias. É o caso da técnica de enfermagem Aline Maciel do Nascimento, que destacou a importância desses treinamentos para a eficiência dos serviços. “Tiramos o melhor proveito de cada curso, porque se trata de um conhecimento que contribui com a melhoria do atendimento. O nivelamento é importante para mantermos um padrão de excelência dentro do serviço e podermos fazer um trabalho com mais segurança sem uma direção ofensiva”, conta.

As motolâncias possuem a missão de prestar o primeiro atendimento seja ao paciente clínico, traumático, psiquiátrico, entre outros, de forma rápida e segura, aumentando as chances de sobrevida dos que necessitam do serviço.