O Laboratório Central de Sergipe (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), promoveu a primeira ação para o Programa de Proteção à Gestante (Protege) de 2023. A atividade de promoção à saúde da Mulher, em parceria com a Secretaria de Saúde de Socorro, aconteceu nas 31 Unidades de Atenção Básica (UBS) do município.
O Programa tem o objetivo de reduzir possíveis complicações durante a gestação, disponibilizando a realização de exames que podem identificar algumas doenças como HIV/Aids, sífilis, Hepatite B e C e toxoplasmose, dentre outras.
Segundo informações da responsável técnica do Programa de Proteção a Gestante, Rosa Maria Melo Alves, a iniciativa contempla exames sorológicos para as gestantes em Sergipe e já acontece desde 2007. “O Protege visa o cuidado com a mulher para evitar a transmissão de doenças materno-fetais durante a gravidez”, informou a biomédica.
Durante os dias 31 e 1° de fevereiro, terça e quarta-feira, a ação disponibilizou diversas atividades como, palestras relacionadas à saúde da mulher e coleta de amostras de sangue, para exames sorológicos de pré-natal.
“Esse acompanhamento realizado com as mulheres gestantes em Socorro faz parte da rede de proteção e prevenção para uma gravidez tranquila e segura para as mães e seus bebês”, destacou o coordenador da Atenção Básica de Socorro, Izidério Souza.
A atividade de saúde também contou com as participações do secretário de Saúde de Socorro, Enock Luiz Ribeiro da Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taciana Albuquerque, além das enfermeiras Roselane Zacarias, Clara Vitória Sobral, Gerliane Garcia e Itamara Carvalho.
Serviço
A adesão dos municípios ao Programa de Proteção à Gestante contempla dois momentos da gestação da paciente. O primeiro trimestre, quando são realizados os exames de adesão e no último trimestre, com exames de conclusão. Os laudos das análises são disponibilizados pelo Lacen Online, via sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) em até sete dias, contados a partir da data que as amostras chegam ao Lacen.