Aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer. Esse é o principal objetivo da Campanha “Vá de Lenço”, promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alusão ao Dia Mundial do Câncer (04 de fevereiro). O ato foi celebrado na manhã desta quarta-feira (01), no Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).
Durante toda manhã, equipes multidisciplinares do setor realizaram a entrega de lenços aos pacientes oncológicos (crianças e adultos), como forma de simbolizar a luta contra a doença, além de promoverem orientações sobre a importância da prevenção por meio de hábitos saudáveis. Uma das participantes foi a aposentada Edilma Maria dos Santos, de 52 anos. Diagnosticada há seis anos com câncer de mama e nos ossos, “Dil dos Santos”, como é conhecida na unidade, falou sobre a sua passagem pelo setor de Oncologia do Huse e a importância de nunca desistir do tratamento.
“Sei que não é fácil receber a confirmação do câncer. Eu mesmo, quando recebi o diagnóstico da doença, só consegui olhar para o céu e pedir por força a Deus. Logo no início, disseram que eu teria três meses de vida. Já se passaram seis anos e eu estou aqui, viva, com a graça de Deus. E assim tem sido a minha luta diária pela vida. Continuo com as minhas sessões de quimioterapia aqui no Huse, onde agradeço por todo acolhimento, e sigo também cuidando também do lado espiritual, pois temos um Deus do impossível, que cura e nos alimenta com seu amor”, ressaltou a aposentada.
Presente na ação, a coordenadora assistencial do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Souza, destacou sobre os avanços dos serviços oncológicos ofertados pelo Huse. “Aqui, o paciente conta com uma ampla rede de tratamento para o combate à doença, que contempla desde sessões de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia; como também de consultas ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos. Tudo isso para que o paciente seja bem assistido”, enfatizou Meire Jane Souza.
Na oportunidade, ela falou sobre a importância do ato. “Campanhas como essa são imprescindíveis, pois elas ajudam a disseminar informações sobre a doença, como também incentivam ações para o diagnóstico precoce, para a prevenção, controle e tratamento da doença”, disse.
Detecção precoce
A detecção precoce do câncer, aliado ao acesso do tratamento são considerados essenciais para o aumento das possibilidades de cura e melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença. Sobre isso, a médica oncologista clínica do Huse, Thaiana Aragão, reforça sobre os cuidados necessários para a prevenção e detecção primária da doença.
“Além de orientar sempre para a necessidade de hábitos saudáveis, a exemplo da prática de atividades físicas e alimentação saudável; também recomendamos que o paciente procure um médico frequentemente e faça exames que auxiliem na detecção da doença. Isso porque, tanto a prevenção quanto o diagnóstico precoce são as nossas principais armas, pois identificando a doença em estágios iniciais, aumenta-se a chance de cura por parte do paciente.
Dados em 2022
O Centro de Oncologia do Huse encerrou o ano de 2022 com uma produção significativa no tocante a procedimentos cirúrgicos e consultas ambulatoriais. Segundo dados repassados pela coordenação da unidade oncológica, nesse período, foram contabilizadas 29.332 consultas médicas nos ambulatórios de Quimioterapia e Radioterapia, uma média de 2.444 atendimentos mensais realizadas na unidade hospitalar. Sobre os procedimentos cirúrgicos, o setor computou 901 cirurgias oncológicas realizadas no Huse, em diversas especialidades.
No mesmo período, o Centro registrou a realização de 13.006 sessões de quimioterapia, sendo 11.681 destas em adultos e 1.325 em crianças; além de 610 pacientes tratados com radioterapia. Atualmente, 2.012 pacientes estão em tratamento de quimioterapia e 66 de radioterapia.
Vá de Lenço
Em sua sétima edição, a Campanha promovida pela Abrale visa chamar atenção para o cuidado contra o câncer. Para a ação, realizada este ano em 30 hospitais e casas de apoio de todo país, a Associação disponibilizou mais de 2 mil lenços. Em Sergipe, a distribuição foi realizada no Centro de Oncologia do Huse.
Além desta iniciativa, a entidade chama atenção para a mobilização virtual. Para participar, basta que a pessoa poste uma foto usando lenço em suas redes sociais, utilizando a hashtag #vádelenço.
Dia Mundial do Câncer
Comemorado no dia 04 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde. A data surge para aumentar a conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de diferentes tipos da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 704 mil casos da doença por ano, até 2025.