Dentro da programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, as equipes de algumas unidades de saúde da família do município realizaram, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB), nesta sexta-feira (3), o Dia “D” da campanha, mobilizando o público adolescente em ações educativas sobre o tema.
Os adolescentes dos territórios das unidades do Simão, Capinal, Veredinha e Cabeceira (Cae II Rural) foram convidados a participar das ações que contaram com rodas de conversa e dinâmicas abordando temas sobre direitos sexuais e reprodutivos, ISTs, saúde bucal, prevenção da violência e cultura da paz, uso e abuso de álcool e outras drogas, bulliyng e saúde mental. Também foram ofertados os serviços de vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, atividades corporais, consultas individuais, testes rápidos de diagnósticos de IST’s.
“A Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, mais uma vez, foi uma campanha exitosa realizada por toda a rede municipal nos territórios onde esses jovens estão inseridos. É uma campanha extremamente importante pois reconhecemos os riscos da gestação, além dos riscos sociais e psicológicos de uma gravidez nessa fase”, avaliou a coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, Gislany Fontes.
A assistência a esse público é garantida na Atenção Primária à Saúde ao longo do ano pelas equipes, principalmente por meio do Programa Saúde na Escola, que faz ações de educação permanente com os educadores das escolas do território e atividades educativas com os alunos. “Educação para sexualidade é um tema transversal a ser abordado por diferentes profissionais, oportunizando os adolescentes a tomar decisões seguras em relação a vida sexual”, afirmou Gislany.
Ao longo deste mês de fevereiro, outras unidades também realizaram dias de mobilização com a presença do público adolescente dos seus territórios.