EDUCAÇÃO NOVO MODELO
NOVO ENSINO MÉDIO: Professora Izolda Maia fala sobre mudanças e benefícios para esse novo modelo de ensino
O Novo Ensino Médio prevê mudanças na grade curricular, nos métodos de ensino e na carga horária…
05/02/2023 09h28
Por: Carlos Nascimento Fonte: falabarreiras.com/

O Novo Ensino Médio é uma mudança no método de ensino e aprendizagem que possibilita que os estudantes completem seus estudos com uma formação técnica e profissionalizante. Nesse novo modelo, os alunos podem escolher disciplinas específicas que desejam cursar para ter uma formação alinhada à profissão em que pretendem seguir carreira. Ao finalizar a última etapa da educação básica, os alunos recebem o certificado de conclusão do ensino médio regular junto com o diploma técnico ou profissionalizante da área escolhida.

Em Barreiras, Oeste da Bahia, escolas da rede pública começarão oficialmente a implementar o Novo Ensino Médio este ano, que prevê mudanças na grade curricular, nos métodos de ensino e na carga horária dos últimos anos da educação básica brasileira.

A principal novidade é que os estudantes poderão eleger parte das disciplinas que desejam cursar para ter uma formação voltada para suas aspirações pessoais e profissionais, além de receber um preparo maior para o mercado de trabalho.

Para Izolda Maia, Diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 11) , as propostas são muito boas pois é o projeto de vida do aluno. “Antigamente ele só poderia escolher o que ia fazer na faculdade quando terminava o ensino médio, quando concluía o 3° ano. Agora não, ele já faz essa escolha quando inicia o 1° ano e aquilo se transforma em seu projeto de vida”. Sendo assim, a escola tem mais autonomia para trabalhar com esses itinerários voltados para a realidade do próprio aluno, seja na área de economia, de agronomia, de saúde, então ele já escolhe no início.

Como ainda estamos implantando esse novo modelo, a gente só vai ver se realmente vai funcionar a partir da conclusão desse ano, mas as previsões são muito boas. As nossas escolas vão se transformar em escolas de tempo integral justamente para melhor atender o aluno. No turno matutino elas terão a carga horaria trabalhada normalmente e no turno vespertino eles vão poder escolher cursos para realização dentro do que ele escolheu, seja na área de música, dança, judô, caratê, essas atividades afins, para que ele saia bem melhor preparado”, explica Izolda.

Para que seja possível, o novo currículo é organizado por áreas de conhecimento e não mais por disciplinas (Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa etc). Essa estrutura curricular é composta por quatro áreas de conhecimento mais uma formação profissionalizante. O programa foi desenvolvido devido à necessidade de se pensar em uma educação moderna e mais flexível. O antigo modelo de ensino médio se concentrava, principalmente, na memorização e não era suficiente para preparar os alunos para a universidade e mercado de trabalho.

A partir dessa nova metodologia, os estudantes conseguem personalizar seu próprio caminho educacional e se concentrar em áreas que se alinhem com seus objetivos de carreira. Além disso, a nova grade curricular também promove o desenvolvimento de competências e habilidades, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação.