Nomeado pela prefeita Sheila Lemos para substituir a ex-secretária Ramona Cerqueira, o médico e professor universitário Vinícius de Brito Rodrigues tomou posse na Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (2) e já começou a colocar seu estilo de gestão em prática. Em reunião com diretores, coordenadores e gerentes, ele indicou que uma das metas da SMS, sob sua liderança, será a valorização dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), principal porta de entrada aos serviços prestados pelo SUS, também conhecida como atenção básica.
“Minha ideia principal é que a gente fortaleça muito a cobertura da atenção básica, porque, assim, teremos um SUS bem fortalecido na ponta, que é para as pessoas que mais precisam, buscando melhor o atendimento primário”, afirmou Vinícius Rodrigues, que também adiantou que planeja a reestruturação e organização dos serviços da rede municipal de saúde, a exemplo da Regulação, da Atenção Especializada e da Vigilância em Saúde.
Nesse primeiros dias, o trabalho será de reconhecimento dos processos, da equipe e setores. “Agora, de fato, aqui dentro, eu estou entendendo o funcionamento, para dar o meu ar de gestão à SMS. Minha ideia é trabalhar com números, de acompanhar gráficos e evoluções. A gente quer uma entrega de todos os servidores e a gente espera que todos estejam alinhados no trabalho para que a população tenha o melhor resultado e assistência em saúde possível”, ressaltou o novo secretário de Saúde de Vitória da Conquista.
Ainda segundo Vinícius Rodrigues, a experiência dele em gestão nas áreas privadas, filantrópicas e públicas, irá agregar positivamente à sua gestão à frente da pasta. “Espero que meu período aqui seja longo. A prefeita fez esse convite e eu prontamente aceitei até como um chamado, de fato, para contribuir com a cidade que tanto me ajudou e me deu ao longo desse tempo”, contou o médico, que complementou: “A população pode esperar muito trabalho, dedicação e bons resultados, porque é o que vamos buscar para a saúde de Vitória da Conquista”.
Vinícius de Brito Rodrigues formou-se na primeira turma de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é especialista em Traumatologia e Cirurgia do Quadril e Mestre em Saúde Coletiva, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi coordenador do curso de Medicina da Ufba, Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, e já atuou como diretor do Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) durante a pandemia da Covid-19.