CULTURA Bahia
Sala de Cinema Walter da Silveira divulga programação de fevereiro
Exibições gratuitas acontecem de 7 a 14 de fevereiro, e retornam após o período de Carnaval. O post Sala de Cinema Walter da Silveira divulga prog...
07/02/2023 09h25
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Está disponível no site da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia a programação completa da primeira quinzena de fevereiro da Sala de Cinema Walter da Silveira, única sala de cinema com exibição pública no estado, localizada nos Barris, em Salvador.

Durante a semana, três filmes baianos irão compor a grade: Aleluia, o canto infinito do Tincoã (Tenille Bezerra); Cavalo; e Aquilo que eu nunca perdi (Marina Thomé). Na Sessão Cinemateca da Bahia, a clássica animação baiana Boi Aruá, de Chico Liberato, estará em cartaz nos dias 8 e 9 de fevereiro.

A programação segue no sábado (11) com o Cine Inclusão – Mostra de Filmes Baianos com Acessibilidade (Projeto Editando Sonhos), que exibe filmes que contam com audiodescrição, legenda para surdos e ensurdecidos, e janela de libras para pessoas cegas. À tarde, será a vez do Cine Horror, que está de volta à programação na Sala de Cinema Walter da Silveira com os clássicos Dedodado Holocausto e O último dos canibais.

O domingo (12) começará com matinê, a partir das 10h, com uma Mostra de Filmes Premiados na Lei Aldir Blanc.

Foto: Divulgação

Confira a programação abaixo:

Aquilo que Eu Nunca Perdi
Sessões:
07/02- 15h
10/02 – 15h
14/02 -15h

Diretor: Marina Thomé
Duração: 1h24
Gênero: Documentário
Sinopse: Nascida no interior do Mato Grosso do Sul, Alzira E começou a carreira musical com seus irmãos, Tetê e Geraldo Espíndola, até emigrar para São Paulo nos anos 80, onde construiu uma sólida carreira como compositora e intérprete com parceiros como Itamar Assumpção e Ney Matogrosso. Hoje, aos 65 anos, Alzira lidera uma banda de rock.

Aleluia – O Canto Infinito do Tincoã
Sessões:
07/02- 17h
08/02 – 15h
09/02 -17h
10/02 – 17h
12/02 – 14h
14/02 -19h

Diretora: Tenille Bezerra
Duração: 70min
Gênero: Documentário
Sinopse: Acompanhando o processo de composição do segundo disco de Mateus Aleluia, o filme se lança na construção de um imaginário em torno da obra e da vida do artista. Dialética de partidas e chegadas, o filme articula a obra musical de Mateus com sua memória afetiva tecendo uma delicada trama que conecta distintos lugares e temporalidades.

Cavalo
Sessões:
07/02- 19h
08/02 – 17h
09/02 -19h
10/02 – 19h
12/02 – 16h
14/02 -17h

Diretor: Rafhael Barbosa e Werner Salles
Duração: 85min
Gênero: Documentário
Sinopse: Envolvidos num processo artístico, sete jovens dançarinos são provocados a um mergulho em suas ancestralidades.

SESSÃO CINEMATECA DA BAHIA

08/02 – 19h | 09/02 – 14h (QUARTA-FEIRA)

Boi Aruá (1984)
Diretor: Chico Liberato
Duração: 60”
Gênero: Animação
Sinopse: No ambiente árido do sertão nordestino, a fantástica combinação das tradições indígena, africana e europeia medieval cria uma riqueza cultural de incomparável vigor em solo brasileiro. Boi Aruá penetra o universo mítico da lenda homônima, reproduzindo o panorama sócio-cultural pelo percurso do fazendeiro Tibúrcio, orgulhoso e tirano, cujo poder é desafiado pela figura fantástica do boi misterioso.

CINE INCLUSÃO
Mostra de Filmes Baianos Com Acessibilidade – Projeto Editando Sonhos


11 de fevereiro de 2023 – 10h (SÁBADO)

Oriki
Diretora: Pâmela Peregrino  
Duração: 7´
Gênero: Animação
Sinopse: Uma animação de desenhos que apresenta uma poética sobre a morte, a doença e a cura, para valorizar e fortalecer a cosmovisão de Povos Tradicionais de Terreiro num contexto de pandemia. No filme, Iku (a morte) circula no mundo inteiro.

Distopia

Diretora: Lilih Curi
Duração: 10´38´´
Gênero: Ficção
Sinopse: Esta noite pode ser uma eternidade para Lúcio. O relacionamento com o seu pai está impregnado de lembranças terríveis.

Dela
Diretor: Bernard Atal  
Duração: 08´14´´
Gênero: Ficção
Sinopse: Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!

As balas que não dei a meu filho
Diretor: Thiago Gomes
Duração: 13´ 30´´
Gênero: Ficção
Sinopse: Ao chegar em casa do trabalho tarde da noite, o policial Jessé não encontra Martinho, seu filho adolescente. Jessé recebe mensagens no grupo de WhatsApp do pelotão relatando uma ocorrência na região onde eles moram.

Da Periferia ao Centro – O Cotidiano de uma ciclista da Favela em Salvador
Diretor: Joeliton Evangelista
Duração: 8´32´´
Gênero: Documentário
Sinopse: Beatriz é uma jovem negra favelada de 21 anos que encontrou na bicicleta uma forma prática econômica e saudável de se locomover pelas ruas da cidade de São Salvador.

Fundo do Céu
Diretor: Matheus Viana
Duração: 20´
Gênero: Ficção
Sinopse: A convivência entre Vilson e Prata chega ao limite. Diante da presença iminente da morte, Sueli, misteriosa curandeira, precisa mediar a relação conflituosa entre o renomado empalhador em crise e a talentosa aprendiz.

SESSÃO CINE HORROR

11/02/2023 – 15h às 19h

Deodato Holocaust
Diretor: Ruggero Deodato
Gênero: documentário
Sinopse: É contada a trajetória do polêmico diretor italiano, que, sem querer, virou um mestre do horror ao fazer um filme tão real que parecia criminoso.

O Último Mundo dos Canibais
Diretor: Felipe Guerra
Gênero: terror
Sinopse: Filme italiano de 1977, primeiro filme da “trilogia sobre canibalismo”de Deodato, seguido por “Cannibal Holocaust” (1980) e “Cut and Run” (1985). Alegadamente baseado numa história real, o filme mostra o drama de Robert Harper, um magnata do ramo do petróleo, que, perdido nas selvas da Nova Guiné, é aprisionado por uma tribo de primitivos que vivem nos tempos das cavernas e praticam o canibalismo.

CINE MATINÊ
Mostra de Filmes Premiados Lei Aldir Blanc

12 de fevereiro de 2023 -10h (DOMINGO)

A Guardiã e o Sumiço da Cachoeira
Diretora: Amanda Aouad
Duração: 11´
Gênero: Animação
Sinopse: Quando a água da Cachoeira da Fumaça some, os animais ficam assustados, mas o passarinho Alceu já sabe a quem recorrer.  Ao  ser  avisada  do  ocorrido,  Iara,  tunca  guardiã  da  região,  conecta-se  à  árvore  Ceuci  e  vai  ao  submundo  investigar  o  mistério,  enquanto  a  tunca  Jurema  tenta  pôr  em prática o seu plano de retornar à superfície.

Òrun Àiyé – A Criação do Mundo
Diretoras: Jamile Coelho e Cintia Maria
Duração: 12´
Gênero: Animação
Sinopse: O vovô Bira (Carlos Betão)conta para a sua neta Luna (Fernanda Crescencio) como os deuses africanos Olodumaré( João Miguel), Orunmilá (JorgeWashington),Oduduwa (Fábio de Santana), Oxalá (Carlinhos Brown), Nanã e Exu interagem para criaraTerra e os seres humanos.

05 Fitas
Diretores: Vilma Martins e Heraldo de Deus
Duração: 15´
Gênero: Ficção
Sinopse: Em Salvador, todo ano acontece atradicional festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis, turistas e foliões, peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer pedidos. Os irmãos Pedro e Gabriel, ouvem desde cedo as histórias da avó e decidemse aventurar sozinhos para fazer um pedido especial. Lá eles aprendem sobre religiosidade, sincretismo e importância da família.

Miúda e o Guarda-Chuva
Diretor: Amadeu Alban
Duração: 74´
Gênero: Animação
Sinopse: Miúda é uma menina míope e imaginativa, que cuida de sua planta carnívora de estimação, com muito amor e formigas fresquinhas. Às vésperas de completar 7 anos, Miúda deseja apenas que a planta lhe chame pelo seu nome, mas a planta exige cada vez mais formigas. Estas, cansadas de serem comida de planta, bolam um plano que envolve poesia, guarda-chuvas e uma máquina do tempo. A menina atravessa uma jornada para compreender o mundo à sua volta e aprende que crescer é fazer escolhas.

Fonte: Ascom/Funceb