Nesta segunda-feira, 13, é comemorado o Dia Internacional do Preservativo e, com o objetivo de incentivar o uso constante e correto do preventivo nas relações sexuais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lança o projeto ‘Camisinha Nota 10’, que visa disponibilizar os preservativos em locais estratégicos do ambiente universitário.
De acordo com o médico e referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, o projeto tem o intuito de promover ações educativas aos universitários. “O projeto inclui a colocação de display em ambientes estratégicos, como praça de alimentação e sanitários, acompanhada de ações educativas de incentivo à prevenção combinada com a participação das coordenações dos cursos, ligas acadêmicas e grêmios estudantis. A faculdade piloto do projeto será a Faculdade Pio X, de Aracaju”, conta o médico.
Além de prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o preservativo também ajuda na prevenção do câncer na vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe, causado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Por isso, a importância do uso do preservativo para reduzir a transmissão do vírus para outras pessoas nas relações sexuais.
Os preservativos estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). “Devemos, cada vez mais, facilitar o acesso ao preservativo e incentivar o seu uso. É importante também lembrar que o SUS disponibiliza para meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos a vacina contra o HPV e para pessoas vivendo com HIV/Aids, na faixa etária de 9 a 46 anos, para homens e mulheres”, ressalta.