AÇÃO SOCIAL Sergipe
Secretaria de Estado da Assistência Social reúne gestores dos 75 municípios sergipanos
Encontro teve objetivo de apresentar nova equipe e aproximar gestões para execução de políticas socioassistenciais
13/02/2023 17h21
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Um evento para aproximar as gestões da Assistência Social do Estado e dos municípios sergipanos marcou esta segunda-feira, 13. A nova secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, recebeu gestores dos 75 municípios de Sergipe, no auditório do Museu da Gente Sergipana. O evento teve ainda o objetivo de apresentar a nova equipe que compõe a pasta estadual e que conduzirá as ações, projetos e programas pelos próximos quatro anos. O governador Fábio Mitidieri prestigiou o evento.

A secretária Érica Mitidieri deu as boas-vindas aos secretários e secretárias municipais e enfatizou a importância da união entre os entes federativos para que a Assistência Social chegue à população. “Hoje é um dia muito feliz para mim, com secretários e secretárias presentes para conhecer e entender o organograma da nossa secretaria estadual, para saberem a quem buscar. Essa união é fundamental para que a gente possa construir uma gestão eficiente no combate à fome, cuidado com a primeira infância e para levar cada vez mais benefícios para o povo. É para isso que a gente está aqui”.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, ressaltou a transversalidade da Assistência Social com outras pastas do governo. “Além do combate à pobreza, com a ampliação de programas de transferência de renda, temos também o objetivo de promover a qualificação profissional por meio de uma política transversal com outras secretarias, como a do Trabalho, por exemplo, para que possa melhorar a vida daquela pessoa, para que ela possa se qualificar e ter a dignidade de poder sustentar a sua família com seu próprio emprego. Esse é o nosso grande desafio”.

Assistência nos municípios
Presente no encontro, a secretária municipal da Assistência Social de Estância, Gabriela Meneses, conta que a aproximação entre as gestões é primordial para a execução das políticas públicas. “Os municípios estão na ponta do serviço para a população. Quero parabenizar a nossa nova secretária de Estado da Assistência, Érica Mitidieri, por essa iniciativa tão importante para firmarmos parceria com o Governo do Estado e também trocarmos conhecimentos e vivências. A gente vê, realmente, a vontade de fazer uma construção integrada com os municípios, e isso é muito importante para a gente”.

Além de secretárias e secretários municipais de Assistência Social, também estiveram presentes representantes de organismos de controle social e fóruns participativos da sociedade civil, a exemplo do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). A presidente do Ceas, Maria José, ressaltou a importância da manutenção do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social, repassado mensalmente para os municípios para a manutenção de serviços de proteção social para as famílias socialmente vulneráveis.

“Tenho muita esperança que a política do estado de Sergipe realmente se efetive na Assistência Social, com apoio do Estado aos Conselhos e aos municípios. Um exemplo é o Cofinanciamento Tripartite da Assistência Social. É muito importante o repasse mensal da parte que cabe ao Estado aos municípios”, finalizou a presidente do Ceas.

Na ocasião, a secretária Érica Mitidieri também entregou aos gestores municipais o “Guia de Acolhimento Familiar – Orientações para Implementação de Serviços de Acolhimento da Família Acolhedora”, formulado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).