SAÚDE Bahia
Centro de Controle de Endemias alerta para o aparecimento de escorpiões e aumento de acidentes no verão
O período do verão, de umidade alta e temperaturas mais quentes, é o cenário ideal para o aparecimento e proliferação de escorpiões. Durante o ano ...
15/02/2023 15h20
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O período do verão, de umidade alta e temperaturas mais quentes, é o cenário ideal para o aparecimento e proliferação de escorpiões. Durante o ano de 2022, o Centro de Controle de Endemias (CCE) registrou, em Vitória da Conquista, 513 ocorrências de acidentes causados por picada de escorpião. Só no mês de janeiro deste ano, foram 115 notificações.

Por isso, nessa época, a atenção e cuidado precisam ser redobrados para prevenir os acidentes, pois os escorpiões costumam se abrigar em entulhos e esgoto, mas o tempo quente faz com que eles deixem os seus esconderijos em busca de alimentos. “No meio urbano, eles se alimentam, principalmente, de baratas, que também são comuns em áreas com acúmulo de lixo. Então, é essencial manter a limpeza dos ambientes”, afirmou o veterinário Luís Cláudio Oliveira, coordenador do Serviço de Controle de Zoonoses.

Uma equipe de agentes responsável pelo combate ao escorpionismo no município faz o trabalho de inspeção e de captura desses animais, por meio das denúncias registradas junto ao Centro de Controle de Endemias. “O cidadão entra em contato relatando o aparecimento de escorpião em alguma residência ou terreno vizinho próximo, e a equipe faz a inspeção do local para identificar focos e captura dos animais. Além disso, a equipe orienta os moradores sobre os cuidados que devem ser mantidos no quintal, que deve estar sempre limpos e sem entulhos”, esclarece a coordenadora do CCE, Gabriela Andrade.

O escorpião-amarelo é a espécie mais encontrada no município

Ainda de acordo com a coordenadora, para evitar a entrada de escorpiões em casa ou apartamento, é orientado aos moradores o uso de telas em ralos de chão, pias e tanques, além da vedação de frestas nas paredes e portas. As orientações incluem, ainda, o afastamento das camas das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Em áreas externas, os jardins e quintais devem ser livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

O que fazer em caso de acidente?– Procure imediatamente o posto de saúde ou unidade hospitalar para receber o tratamento adequado. Se possível, leve o animal ou uma foto que ajude a identificar a espécie, para facilitar a avaliação médica e a gravidade do acidente.

Caso encontre algum escorpião em casa ou queira denunciar alguma situação de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias, por meio do telefone 3429-7421. Uma equipe irá até o local para fazer a inspeção local ou captura do animal.