SAÚDE Sergipe
Ipesaúde realiza ciclo de palestras para capacitação da equipe multidisciplinar 
Produtos de cicatrização de feridas e para o tratamento de perda de peso foram usados como exemplo no evento
16/02/2023 16h40
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde deu início esta semana a um ciclo de palestras, visando capacitar a equipe multidisciplinar da unidade sobre diferentes temas relacionados a saúde e bem-estar do paciente diabético idoso. O evento começou nessa quinta-feira, 16, com a apresentação sobre produtos naturais de fórmulas magistrais de manipulação.

Participaram da atividade, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem e a assistente social do centro. Na oportunidade, o farmacêutico Guilherme Neto, palestrou sobre a importância de alguns produtos para o tratamento de enfermidades que acometem principalmente o diabético idoso.

Ele citou como exemplo os produtos para a cicatrização de feridas e para o tratamento de perda de peso, além de destacar como fundamentais o uso das vitaminas e minerais. O farmacêutico também falou sobre a existência de formulação específica para pacientes com ansiedade bem como mencionou as propriedades dos fitoterápicos e nutracêuticos que podem ser prescritos para o público de diabéticos idosos.

Conforme Guilherme Neto, é importante trazer informações para que os profissionais conheçam a infinidade de ativos existentes, e que o nutricionista, o médico e o enfermeiro possam trabalhar no consultório, na adesão terapêutica do paciente.

A coordenadora do centro, Kelly Ribeiro Bignardi Santos, disse que o foco da palestra dessa semana foi a suplementação para o idoso diabético. “O idoso diabético é o nosso público-alvo. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida deles, com o trabalho desenvolvido pela nossa equipe multidisciplinar”, afirma.

Segundo ela, as palestras visam trazer novos conteúdos para os profissionais do centro, para que eles possam se capacitar e ajudar ainda mais no atendimento aos pacientes.

Importância da capacitação
A nutricionista Flávia Silva disse que na unidade é realizado o trabalho para o tratamento de diversas patologias, a exemplo de obesidade, diabetes e hipertensão. Além disso, no local existe um ambulatório de feridas para o paciente diabético. 

“Com o nosso trabalho multidisciplinar é possível fazer com que o paciente vá para casa assistido, de forma segura, porque foi avaliado pelo médico, por um nutricionista, e demais integrantes da equipe. Ao atender o paciente, o profissional avalia o caso e prescreve a melhor conduta para aquele momento, havendo ou não necessidade de suplementação”, salienta. 

Ela disse ainda que considera importante que o Ipesaúde promova apresentações científicas, como a realizada na última quinta-feira, 16, porque possibilita que os profissionais do centro aprimorem as condutas com o paciente. “A atualização sobre novos produtos é muito bem-vinda, porque isso pode ajudar na evolução do paciente”, enfatiza.