Carnaval é um momento de muita folia e diversão, mas é importante que o folião entenda que a melhor forma de aproveitar a festa de Momo é se prevenindo e respeitando o outro. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, desenvolveu as respectivas campanhas “Fique Ligado” e “Não é Não! Oxe!”. O Arrastão da Prevenção aconteceu na Orla de Atalaia, em que as equipes das Mulheres e da Saúde saíram pelos bares e restaurantes levando alegria, informação e preservativos.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, comemora a integração das duas campanhas, uma vez que é necessário falar abertamente sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e sobre o assédio que as mulheres sofrem, não só no período de carnaval, mas diariamente, o ano inteiro. “Fico bastante feliz em sair pelos bares e restaurantes, acompanhado do Dr. Almir Santana, que tem um trabalho muito lindo de levar informações sobre as IST/Aids, desde a época em que o assunto ainda era um tabu, conversando com as pessoas de forma original e autêntica. Bem como, estar ao lado de Danielle Garcia, que vem desenvolvendo um trabalho incrível com e para as mulheres, para que elas saibam que tem com quem contar, pois a campanha serve de sinal de alerta e orientação de como elas podem proceder”, comemora o secretário.
A campanha 'Não é Não! Oxe!' visa empoderar e reforçar a ideia de limites. A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, ressalta que mais ações integrativas como esta devem acontecer, pois as pessoas precisam estar munidas de informação. “Muito feliz em estar na Orla nessa ação conjunta com a Secretaria de Saúde e o Dr. Almir Santana, sobre a importância de dizer que o preservativo tem que ser utilizado, que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) não são brincadeira. E além disso, nossa campanha contra o assédio, estamos passando por bares e restaurantes e vendo a alegria das pessoas em nos receber, uma parceria de sucesso”, frisa.
O médico e referência técnica do Programa IST/ Aids, Almir Santana, falou sobre a campanha 'Fique Ligado'. "Nesse momento estamos resgatando algumas ações que fazíamos no passado que davam certo. É muito especial estar aqui, vendo a motivação e voluntariado das pessoas, estudantes de medicina, equipes da Saúde, Danielle Garcia e nosso secretário Walter Pinheiro levando informação para os sergipanos”, relata.
Gerente de recursos humanos e turista de Salvador, Maria Helena, recebeu preservativos e informações sobre as campanhas 'Fique Ligado' e 'Não é Não! Oxe!'. “Eu mal cheguei em Aracaju e já estou sentindo essa energia tão maravilhosa. Nunca tinha passado pelo arrastão da prevenção, as campanhas estão perfeitas, incentivam o cuidado e que o “não é não”, as secretarias estão de parabéns”, enfatiza.