Com a presença do Vice-governador Geraldo Júnior e do Secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o Escrivão de Polícia Civil Franscival Cardoso de Jesus foi homenageado na terça-feira (21/02) pela Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito, que entregou um brasão institucional no Posto de Gestão Operacional e Estratégica. O policial salvou a vida de um bebê, no Posto Policial Integrado (PPI) do Farol da Barra, na segunda.
A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito destacou a importância institucional do ato. “O lema proteger e servir está representado em cada um dos nosso policiais, e o melhor exemplo disso foi o gesto do escrivão Francisval Cardoso de Jesus, que mostrou a nossa essência”, comentou.
Na ocasião, a mãe do bebê de 10 meses entrou no Posto Policial aos prantos, pedindo socorro para o filho que estava engasgado, quando Franscival imediatamente realizou a manobra de Heimlich e livrou a criança do engasgo. “Eu já havia feito essa manobra no meu neto quando ele tinha 5 anos. Na mesma hora, me preocupei e me recordei da situação com ele. Cuidar da população também é uma importante ação de nós, policiais civis”, comentou.
Fonte: Ascom PC
MANOBRA DE HEIMLICH
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros aplicada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo o bebê de respirar.
É o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.