Com o objetivo de levar serviços de saúde para a população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou nesta segunda-feira, 27, da primeira edição do ‘Sergipe é Aqui’, realizada no município de Boquim, sul do estado. Foram ofertadas consultas e exames na Carreta do Homem e testes rápidos para identificação de sífilis, HIV, hepatite B e C, na unidade móvel ‘Fique Sabendo’.
A primeira edição do ‘Sergipe é Aqui’ tem a finalidade de prestar diversos serviços públicos para a população, garantindo ainda mais cidadania. Dentre os serviços, ofertados em conjunto com as secretarias, estão a emissão da carteira de identidade, cadastro de empregadores para captação de vagas, orientações de sensibilização e cuidados de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a entrega de folhetos e apresentação de palestras.
Para o secretário da SES, Walter Pinheiro, é primordial promover ações como essas para que as pessoas cuidem cada vez mais da saúde. “Nesta primeira ação itinerante trouxemos a 'Carreta do Homem' para realizar exames de ultrassonografia e consultas especificamente para a saúde do homem. Além disso, também temos a unidade móvel ‘Fique Sabendo’, que possui um trabalho consolidado no que se refere às ISTs, com a oferta de testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. Ações como estas são extremamente importantes, pois promovem a prevenção como o melhor caminho. Estamos aqui em conjunto com as demais secretarias, seja de Educação, Segurança Pública e outras presentes neste dia, atuando de forma sinérgica para estar mais perto da população”, ressaltou.
O diretor do Programa IST/AIDS da SES, o médico Almir Santana, explicou como tem funcionado a realização dos testes rápidos. “É um momento muito importante e estratégico ofertar os testes rápidos aqui em Boquim, pois muitas pessoas presentes aqui não teriam como ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Como o teste chegou onde eles estão, existe a probabilidade de maior adesão. Cada pessoa faz quatro testes na Unidade Móvel 'Fique Sabendo': de HIV, sífilis, hepatites B e C. O resultado é entregue na hora, junto ao aconselhamento do profissional de saúde. Esta é uma excelente oportunidade para a população de Boquim e região”.
A jovem universitária Rayane Leite relatou os procedimentos realizados na ação. “Fiz os quatro testes de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Foi super prático, com uma simples agulhada no dedo, saindo já com o resultado. Trazer esses benefícios para o município é muito importante”, disse.
Já o autônomo Sérgio Tavares, que foi atendido na Carreta do Homem e destacou a relevância do serviço. “É fundamental para nós homens realizarmos esses exames, pois muitos de nós ficamos receosos com relação ao atendimento, principalmente se tiver que ir para a capital. Por isso, é essencial a presença da carreta em nosso município. Facilita muito”, afirmou.