Profissionais da saúde participam do Curso de Sensibilização para o Método Canguru que acontece até o dia 03 de março, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento conta com a presença de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionais e estudantes da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e de outras instituições de saúde.
No que se refere ao método, o cuidado canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido e sua família, voltado para um atendimento humanizado, reunindo estratégias de intervenção biopsicossocial. Nesse sentido, a proposta do Ministério da Saúde (MS) é disseminar o cuidado canguru e melhorar a qualidade no atendimento.
“A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é um centro de referência estadual para o método e possuímos metas para que todos os profissionais que trabalham na unidade neonatal estejam qualificados com o cuidado canguru. Por isso, fazemos esses cursos periodicamente para apresentar mais a fundo do que se trata a técnica, seus pilares a fim de que os profissionais voltem ao serviço capacitados para um melhor atendimento”, explica a enfermeira e coordenadora estadual do Método Canguru, Amanda Kelle Barreto.
Trazendo uma metodologia mais dinâmica, o curso tem carga horária total de 24h e é ministrado por tutores do método canguru, através de palestras que explicam sobre a qualidade do cuidado, o acolhimento aos pais na unidade, a história do método, a importância do contato pele a pele e a neuroproteção para o bebê. Além disso, tem a visita técnica no ambulatório de acompanhamento ao prematuro em situação de risco, oficinas práticas de cuidados de enfermagem e técnicas de postura do bebê. Ao final, os profissionais recebem o certificado.
Para o médico residente da Pediatria, Hugo Rafael, o curso é uma oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do método. “Para quem já teve contato com a neonatologia, vê que o método canguru está presente em toda a maternidade, então para mim é essencial fazer a imersão deste cuidado a fim de conhecer algo que é parcialmente desconhecido”, conta o médico.
Já a estagiária de enfermagem Beatriz Carvalho, que participa do evento, destacou a importância de participar do curso. “Para mim, é muito importante entender o funcionamento e aprimorar na prática. Como sou estagiária, quero oferecer o melhor para o paciente e esse curso proporciona uma visão mais ampla da assistência do método canguru”, ressalta Beatriz.