Com o objetivo de oferecer um serviço de pediatria cada vez melhor para a população, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), está elaborando um projeto de ampliação para o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC). A unidade foi contemplada na operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para receber reforma e ampliação da carteira de serviços.
Para dar início ao projeto de ampliação, uma comissão intersetorial formada por técnicos da SES e da Sedurbi visitou as instalações do Hospital da Criança na terça-feira, 28. Participaram da visita a gestora do Programa Proredes na SES, Socorro Xavier; o arquiteto da SES, Décio Aragão; a superintendente executiva da Sedurbi, Ana Cristina Prado; o engenheiro da Sedurbi, Júlio Fonseca ;e a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa.
A gestora do Programa Proredes explicou que a ampliação da unidade vai englobar os espaços onde hoje funcionam o Banco de Leite Marly Sarney e o Ambulatório de Acompanhamento Maria Creuza Brito Figueiredo. “Essas duas unidades são anexos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e serão transferidas para o novo prédio onde funcionará a maternidade”, salientou.
Ela disse que com essa adequação do Hospital da Criança ao novo perfil, a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e mobiliários técnicos são imprescindíveis ao desenvolvimento das atividades. “O HC vai se tornar referência para atendimento pediátrico no estado com assistência integral, contribuindo assim para a melhoria do acesso e eficiência no serviço”, destacou Socorro Xavier.
A superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, ressaltou que, com a expansão, o HC passará a contar com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e poderá atender pacientes de alta complexidade. “Além da ampliação na quantidade de leitos ofertados, o Hospital da Criança também passará a oferecer mais tipos de exames e atendimentos em novas especialidades médicas, melhorando ainda mais a qualidade da pediatria do estado”, completou.