O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou, nessa terça-feira, 28, pela manhã, uma capacitação para os fisioterapeutas de todas as unidades da autarquia. O evento aconteceu de forma mista (presencial e virtual) e contou com a participação de profissionais que atuam tanto na capital quanto nos municípios do interior do estado.
A coordenadora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca Costa, disse que cada vez mais o objetivo da gestão do Ipesaúde é melhorar a qualidade do atendimento. “Queremos que o nosso paciente seja atendido da melhor forma possível, com mais qualidade e que o nosso trabalho seja feito com a eficiência necessária”, afirmou.
Conforme Márcia, a gestão está parametrizando as ações e, com isso, o mesmo curso que foi disponibilizado em Aracaju, foi ofertado virtualmente para as demais unidades do interior. “Os profissionais que moram em Propriá, Itabaiana, Lagarto, Estância e Nossa Senhora das Dores também tiveram acesso à capacitação. Possibilitamos à acessibilidade e descentralização da qualificação de todos os profissionais; a ideia é de unificar mesmo. O intuito dessa gestão é de qualificação e de educação permanente”, ressaltou.
A capacitação teve como facilitador o fisioterapeuta Felipe Cerqueira, que na oportunidade apresentou a proposta de alta fisioterapêutica baseada nos objetivos 'Smart', que é um conjunto de metas a serem atingidas pelo profissional para melhorar o seu trabalho e o atendimento ao beneficiário.
De acordo com a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde, Roberta Barbosa, a capacitação foi feita com a proposta de conscientizar os fisioterapeutas em relação aos processos avaliativos e de alta, bem como otimizar o fluxo das filas de espera. “A gente vai basear essa alta em objetivos Smart, vamos verificar como é que a gente pode documentar a alta para esses pacientes e também como podemos criar uma melhor relação entre o fisioterapeuta e o médico responsável, para que haja a otimização do processo de alta”, disse.
Ela acrescentou ainda que a ideia é poder conseguir, inclusive, obter dados mais fidedignos a respeito dos pacientes que são atendidos nas unidades de fisioterapia e de reabilitação.
Segundo Roberta, a capacitação ocorrerá em dois módulos. No próximo módulo, haverá um Workshop onde os fisioterapeutas apresentarão as ideias para serem discutidas em conjunto, a fim de que se chegue a um consenso e sejam formulados protocolos unificados.
Outra iniciativa da Diretoria de Promoção à Saúde é certificar os profissionais participantes dos eventos. “A partir de agora, certificaremos todos os profissionais inscritos nas capacitações, porque isso é muito importante para o currículo deles”, acentuou.