GERAL Sergipe
Rede estadual possui escolas habilitadas para ofertar Ensino Fundamental em Tempo Integral
Três escolas piloto já iniciaram a oferta com a devida legalidade e reconhecimento do Conselho Estadual de Educação
02/03/2023 08h55
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), comemora a conclusão do trâmite que autoriza a oferta do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) em escolas da Rede Pública Estadual. O Parecer 49/2023/CEE foi assinado pelo Conselho Estadual de Educação. Tudo começou em 2021 com o pedido de apreciação do Plano Pedagógico e de Gestão e Aprovação da Matriz Curricular com implantação de forma gradual no Centro de Excelência Leandro Maciel e Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, ambas em Aracaju, e Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque, em Gararu. A partir de agora, essas unidades estão devidamente habilitadas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Gestor em Tempo Integral da Seduc (NGETI/Seduc), Mônica Rodrigues Silva, a aprovação deste parecer para as três escolas serve de balizador para a implantação do programa em outras unidades de Ensino Fundamental.

“A partir da concepção de Educação Integral e de Educação em Tempo Integral, permeada pela proposta de reestruturação das aprendizagens significativas e emancipadoras e diante do êxito deste nível já aplicado em escolas de Ensino Médio, é justo e necessário que a proposta também seja extensiva ao Ensino Fundamental, especialmente para os anos finais já ofertados pela Rede Estadual de Educação”, afirma a técnica.

Segundo o parecer, a aplicabilidade do Ensino Integral em escolas de Ensino Fundamental obedece a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação, as diretrizes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e toda legislação pertinente à pauta da educação nas esferas nacional e estadual.

Ampliação
Atualmente, Sergipe possui 96 escolas que ofertam Ensino Integral entre Ensino Médio, Fundamental e Profissionalizante. A proposta do Governo do Estado é alcançar 154 escolas, garantindo atendimento em todo território sergipano. Dados dos sistemas de acompanhamento da Seduc apontam que o índice de evasão escolar em unidades de ensino em tempo integral é de 0,31%. Já os índices de aprovação alcançam os 92,3%, o que demonstra a eficácia do modelo de ensino aplicado em Sergipe.

O Departamento de Inspeção Escolar (Dies/Seduc) também contribuiu para todo o processo. Segundo Eliana Borges, diretora do Dies, o setor destacou que o Plano Pedagógico e de Gestão do EFTI tem respaldo e fará a diferença durante a implementação nas escolas da rede estadual, agregando valor ao desenvolvimento do aluno.

“O Ensino Integral vem reduzir o déficit do ensino-aprendizagem, afasta os alunos das ruas e agrega a comunidade escolar. O Ensino Fundamental em Tempo Integral vem consolidar e reafirmar a necessidade de um maior tempo da criança e do adolescente na escola, onde eles poderão aprimorar os desenvolvimentos cognitivo, social e emocional acompanhados de perto. Além de todo aprendizado, teremos a certeza que as crianças estarão em boas companhias e com alimentação. Socialmente, a implantação do Ensino Integral no Ensino Fundamental é um grande avanço”, pontuou a diretora.

Na visão do secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o propósito da Seduc com a efetivação da oferta nas escolas piloto de Ensino Fundamental em Tempo Integral é aprimorar práticas em âmbito educacional relacionadas à redução de índices de evasão escolar, repetência, risco de vulnerabilidade social, correção de distorção idade-série, interesse com relação ao futuro da criança e do adolescente, engajamento da comunidade escolar, fortalecer o sentimento de pertencimento entre família e escola, entre outras.

“Agradecemos o Conselho Estadual de Educação pelo parecer que habilita o início do Ensino Integral para as escolas do Ensino Fundamental. Isso é importante, estratégico e coerente, porque prepararemos os alunos do Ensino Fundamental para que eles possam chegar ao Ensino Médio mais adaptados, mais sintonizados com o planejamento e com a programação do Ensino Integral. É algo para ser comemorado. Toda equipe da Seduc que se dedicou para esse momento está de parabéns por todo empenho. O Conselho Estadual de Educação compreendeu que esta habilitação é muito positiva para nossos alunos”, destacou.

Rede estadual possui escolas habilitadas para ofertar Ensino Fundamental em Tempo Integral
GERAL Sergipe
Rede estadual possui escolas habilitadas para ofertar Ensino Fundamental em Tempo Integral
Três escolas piloto já iniciaram a oferta com a devida legalidade e reconhecimento do Conselho Estadual de Educação
02/03/2023 08h55
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), comemora a conclusão do trâmite que autoriza a oferta do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) em escolas da Rede Pública Estadual. O Parecer 49/2023/CEE foi assinado pelo Conselho Estadual de Educação. Tudo começou em 2021 com o pedido de apreciação do Plano Pedagógico e de Gestão e Aprovação da Matriz Curricular com implantação de forma gradual no Centro de Excelência Leandro Maciel e Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, ambas em Aracaju, e Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque, em Gararu. A partir de agora, essas unidades estão devidamente habilitadas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Gestor em Tempo Integral da Seduc (NGETI/Seduc), Mônica Rodrigues Silva, a aprovação deste parecer para as três escolas serve de balizador para a implantação do programa em outras unidades de Ensino Fundamental.

“A partir da concepção de Educação Integral e de Educação em Tempo Integral, permeada pela proposta de reestruturação das aprendizagens significativas e emancipadoras e diante do êxito deste nível já aplicado em escolas de Ensino Médio, é justo e necessário que a proposta também seja extensiva ao Ensino Fundamental, especialmente para os anos finais já ofertados pela Rede Estadual de Educação”, afirma a técnica.

Segundo o parecer, a aplicabilidade do Ensino Integral em escolas de Ensino Fundamental obedece a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação, as diretrizes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e toda legislação pertinente à pauta da educação nas esferas nacional e estadual.

Ampliação
Atualmente, Sergipe possui 96 escolas que ofertam Ensino Integral entre Ensino Médio, Fundamental e Profissionalizante. A proposta do Governo do Estado é alcançar 154 escolas, garantindo atendimento em todo território sergipano. Dados dos sistemas de acompanhamento da Seduc apontam que o índice de evasão escolar em unidades de ensino em tempo integral é de 0,31%. Já os índices de aprovação alcançam os 92,3%, o que demonstra a eficácia do modelo de ensino aplicado em Sergipe.

O Departamento de Inspeção Escolar (Dies/Seduc) também contribuiu para todo o processo. Segundo Eliana Borges, diretora do Dies, o setor destacou que o Plano Pedagógico e de Gestão do EFTI tem respaldo e fará a diferença durante a implementação nas escolas da rede estadual, agregando valor ao desenvolvimento do aluno.

“O Ensino Integral vem reduzir o déficit do ensino-aprendizagem, afasta os alunos das ruas e agrega a comunidade escolar. O Ensino Fundamental em Tempo Integral vem consolidar e reafirmar a necessidade de um maior tempo da criança e do adolescente na escola, onde eles poderão aprimorar os desenvolvimentos cognitivo, social e emocional acompanhados de perto. Além de todo aprendizado, teremos a certeza que as crianças estarão em boas companhias e com alimentação. Socialmente, a implantação do Ensino Integral no Ensino Fundamental é um grande avanço”, pontuou a diretora.

Na visão do secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o propósito da Seduc com a efetivação da oferta nas escolas piloto de Ensino Fundamental em Tempo Integral é aprimorar práticas em âmbito educacional relacionadas à redução de índices de evasão escolar, repetência, risco de vulnerabilidade social, correção de distorção idade-série, interesse com relação ao futuro da criança e do adolescente, engajamento da comunidade escolar, fortalecer o sentimento de pertencimento entre família e escola, entre outras.

“Agradecemos o Conselho Estadual de Educação pelo parecer que habilita o início do Ensino Integral para as escolas do Ensino Fundamental. Isso é importante, estratégico e coerente, porque prepararemos os alunos do Ensino Fundamental para que eles possam chegar ao Ensino Médio mais adaptados, mais sintonizados com o planejamento e com a programação do Ensino Integral. É algo para ser comemorado. Toda equipe da Seduc que se dedicou para esse momento está de parabéns por todo empenho. O Conselho Estadual de Educação compreendeu que esta habilitação é muito positiva para nossos alunos”, destacou.