SAÚDE Sergipe
População de Estância aprova nova Unidade de Referência Especializada de Saúde Mental
Primeira unidade especializada inaugurada hoje vai promover serviço humanizado no Hospital Regional de Estância ao público infantojuvenil
03/03/2023 17h05
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Com o objetivo de atender as necessidades referentes à saúde mental, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou na manhã desta sexta-feira, 03, a Unidade de Referência Especializada de Saúde Mental, no Hospital Jessé de Andrade Fontes, localizado em Estância. 

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri esteve presente na inauguração e destacou a intenção em estender leitos voltados à saúde mental. “Já temos a intenção de expandir leitos voltados para a saúde mental em outros hospitais regionais do estado, uma vez que é muito importante essa preocupação para toda a sociedade. A Secretaria de Estado da Saúde está de parabéns pela agilidade da implantação do serviço com abrangência para todos os municípios”, parabenizou. 

O transtorno mental é uma patologia crônica que em caso de episódio agudo pode precisar de um cuidado mais humanizado. Em virtude dessa necessidade, a unidade inaugurada irá funcionar via Complexo Regulatório do Estado, através da Central de Regulação de Leitos (CRL), seguindo o fluxo de regulação do acesso, que envolve a Urgência Mental do Hospital São José, Hospital de Urgências de Sergipe e o Samu 192 que fará a remoção inter-hospitalar dos pacientes.

A nova ala conta com 15 leitos de enfermaria, sala de convivência, posto de enfermagem e consultório, abrangendo pacientes dos 75 municípios sergipanos, com público-alvo crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária entre 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com e sem comorbidades clínicas, que necessitem de internação.

Segundo o secretário da SES, Walter Pinheiro, a saúde mental é um tema sério e se tornou mais relevante durante e após o período de pandemia. “A saúde mental se mostrou ainda mais relevante pós-pandemia. Acredito que é um efeito colateral dos momentos difíceis que toda sociedade passou e, por isso, vem sendo discutido no âmbito do Ministério da Saúde estratégias para enfrentar essa questão da saúde mental, como uma demanda nacional”, ressalta o secretário.

Além disso, o serviço irá promover um atendimento humanizado em regime integral, 24h, todos os dias e feriados com equipamentos médico-hospitalares, materiais/insumos, medicamentos, recursos humanos e composta por profissionais como psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem,  assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional para oferecer uma assistência de qualidade e humanizada aos pacientes. 

“O serviço não é só para os estancianos, mas para toda a rede do estado, servindo como porta de Urgência e Emergência Psiquiátrica voltada para o público infanto-juvenil, pois muitos jovens têm se envolvido com as drogas, e isso preocupa a todos nós. Por isso, estamos aqui para cuidar dos pacientes envolvidos com o alcoolismo, drogas e transtornos psiquiátricos”, disse a superintendente do Hospital Regional de Estância, Rosi Gleide Santos. 

O trabalhador rural Wilson Freitas comentou o que espera do serviço a ser ofertado. “Ter esse cuidado com a saúde mental da população é muito importante e necessário, ainda mais agora com a chegada desta unidade voltada para cuidar da saúde mental, sem precisar se dirigir até a capital para ser atendido”, disse Wilson. 

Já para a vendedora Maria Helena a unidade trará muitos benefícios para os sergipanos. “O fato de termos em nosso município a primeira unidade especializada em saúde mental é um alívio e nos enche de orgulho por possibilitar um cuidado maior durante o atendimento, ainda mais com um tema tão sério como é a saúde da mente”, contou.