Nesta quinta-feira, 09, é comemorado o Dia Mundial do Rim que traz como tema central ‘Saúde dos Rins e exame de creatinina para Todos’. Em virtude da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) junto a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit), promovem uma ação nesta quinta-feira, em prol da prevenção na Praça Fausto Cardoso, das 8h às 11h30, com a oferta de aferição de pressão, glicemia e educação em saúde.
Segundo o professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, Lysandro Borges, é muito importante se discutir a saúde renal visto que grande parte da população apresenta problemas renais. “É importantíssimo discutir a saúde renal, principalmente quando a população só descobre o problema com o rim já em função debilitada. Então é necessário que as pessoas entendam o quanto se deve urinar por dia, a cor correta da urina, qual o exame marcador de dano renal, que no caso é a creatinina, e a necessidade de consultar o nefrologista, caso tenha algum sintoma relacionado aos problemas renais”, explica Lysandro.
Além disso, o rim é de fundamental importância para o funcionamento do corpo, pois controlam a quantidade de líquido através da urina, produz hormônios que ajudam na formação de células sanguíneas, faz o equilíbrio das substâncias que não fazem bem para o nosso corpo, sendo eliminado pela urina e muitas outras funções imprescindíveis.
A nefrologista do Huse, Susan Carvalho ressalta que uma em cada dez pessoas possuem problemas no rim. “ Isso acontece devido às duas principais doenças renais que são a hipertensão e diabetes e quando não controladas acabam prejudicando o funcionamento do rim. Além disso, as doenças renais são silenciosas, e quando começa aparecer os sintomas, já está em estágio avançado, quase parando de funcionar”, ressalta a médica;
Em caso de sintomas como cansaço, anemia, redução da urina, câimbra, falta de apetite, esquecimento das coisas, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBSs). Quanto ao diagnóstico, o exame de creatinina é o principal marcador para as doenças renais e lema da campanha deste ano para a conscientização, principalmente nos estágios iniciais que são silenciosos.
Além disso, é muito importante que caso a pessoa tenha hipertensão ou diabetes, tenha as doenças controladas. “Não significa que todo diabético irá desenvolver problema no rim, mas quando você permite que o açúcar fique descontrolado, isso acaba prejudicando o funcionamento do rim devido a um conjunto de fatores como excesso de peso, pouca ingestão de água, uso de automedicação sem prescrição médica e muitos outros fatores”, conta.