Depois de visitas técnicas aos postos de saúde de todo o município, a equipe do Sistema Municipal de Auditoria, Avaliação e Controle (Simaac) apresentou o relatório com as observações feitas pelos auditores, à diretora Camila Ribas, apoiadoras institucionais e coordenadoras técnicas da Atenção Básica.
O relatório contém os principais problemas observados pelos auditores ou por meio de queixas dos usuários, relacionados aos processo de trabalho das equipes de saúde e à estrutura física das unidades de saúde da rede municipal. O intuito do trabalho da auditoria é indicar os caminhos possíveis para viabilizar as melhorias que precisam ser feitas nos serviços, para garantir um atendimento de qualidade à população e o fortalecimento da gestão.
“Reforçamos a importância de fazer encontros como estes como forma de tomada de decisões e mudança de paradigmas, quanto a finalidade essencial da auditoria, isto é, entender que a auditoria não pode ser vista como processo punitivo e sim construtivo para a melhoria do SUS”, ressaltou a coordenadora do Simaac, Fernanda Maron.
Segundo Camila Ribas, as sugestões e propostas de trabalho serão aplicadas dentro do planejamento de 2023. “A Atenção Básica já vem buscando fazer a supervisão das equipes, por meio de um instrumento próprio que temos e é gerenciado pelas apoiadoras institucionais e áreas técnicas, e além disso realizamos, periodicamente, salas de situação para avaliarmos os nossos indicadores do Previne Brasil. Vamos realizar também momentos para avaliar o processo de trabalho dos profissionais como um todo, como a produtividade, relacionamento interpessoal, dentro do contexto de rotina das unidades, sempre buscando trazer melhorias para esse setor”, pontuou Camila.
Além das unidades de saúde, a equipe de auditoria continuará com a programação de visitas técnicas a todos os demais serviços da rede municipal de saúde.