A realização de um dia especial em homenagem às mulheres foi o compromisso assumido e colocado em prática pela Diretoria do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), nesta quarta-feira, 8 de março. A autarquia, que tem as mulheres como maioria em seu quadro de funcionários, recebeu a partir das 7h colaboradoras e beneficiárias para celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma série de serviços, atividades e palestras voltadas para a saúde e o bem-estar do público feminino.
O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, dedicou o evento às mulheres do Instituto. Segundo ele, a luta histórica de todas as mulheres pela melhoria das condições de trabalho e de salários deve ser reconhecida e valorizada. “Historicamente, essa luta das mulheres pela igualdade de direitos, de salários e de melhores condições de trabalho tem mais de cem anos. Nós viemos aqui hoje para reconhecer esse esforços de vocês, e afirmar que muito ainda está por vir. O nosso governo traz uma mensagem de emancipação, de autoafirmação das mulheres, com as suas políticas públicas de reconhecimento desses direitos”, ressalta.
O gestor também parabenizou a todas as mulheres pelo seu dia. “Nós proporcionamos um dia de homenagem às mulheres beneficiárias e colaboradoras, com palestras e diversas atividades alusivas à pauta dos direitos da mulher. Destacamos e reconhecemos a potência da mulher sergipana", enfatiza.
Representando o governador do Estado, Fábio Mitidieri, a deputada estadual Maisa Mitidieri prestigiou o evento. Ela agradeceu a oportunidade de falar com as beneficiárias e colaboradoras do Ipesaúde em uma data tão especial como o Dia Internacional da Mulher. “É um dia muito importante para todas as mulheres, nesta data que representa a luta das mulheres pela garantia de direitos. É uma luta árdua, porque é construída aos poucos”, afirma.
Ela destacou ainda o fato de o Governo de Sergipe valorizar muito as mulheres. “Temos políticas públicas para as mulheres, o governo está com um olhar para a mulher. Hoje, de maneira histórica, ele tem várias secretárias, valorizando o papel da mulher e dando oportunidades, porque nada melhor para garantir o direito da mulher como a própria mulher”, diz.
Programação especial
A diretora de Promoção à Saúde (Dirpros), Priscila Kitawara, também ressaltou a data. “A gente comemora hoje a luta das mulheres pela conquista de todos os direitos, e o Ipesaúde não poderia deixar de homenageá-las em uma ocasião tão importante”, revela.
De acordo com Priscila, o Instituto trouxe para as beneficiárias e colaboradoras palestras direcionadas para a saúde e outros temas de interesse das mulheres. Além disso, disponibilizou diversos serviços em estandes de bem-estar, de saúde e de nutrição, todos voltados para a mulher. Ela também salientou o grande engajamento ao evento por parte das beneficiárias e colaboradoras. “As nossas colaboradoras trabalham diariamente para atender bem aos nossos beneficiários. Somos muito gratos a elas pelo comparecimento a esta nossa homenagem”, salienta.
A assessora da Dirpros, Roberta Barbosa, disse que o Ipesaúde pensou em uma programação especialmente voltada para as mulheres, que englobasse não só a parte da saúde física, mas também da saúde mental. “Falamos ainda sobre a carreira da mulher, buscando entender como é o seu perfil profissional, para que ela possa ascender na função que ela escolher”, sinaliza.
Roberta disse que o objetivo do evento não só foi atingido como chegou além do esperado. “A gente trouxe mulheres que conseguiram trocar ideias com os palestrantes e tirar as suas dúvidas a respeito de questões muito importantes, como as suas escolhas de vida. Mulheres que conseguiram conhecer um pouco mais sobre o que o Ipesaúde oferece e toda uma estrutura de saúde voltada para o cuidado da mulher. Elas conseguiram, inclusive, ampliar seu conhecimento sobre o leque de opções dos serviços oferecidos pelo Ipesaúde. Com esse evento, a gente conseguiu contribuir para que essa mulher saísse daqui mais engajada, mais preocupada e atenta às questões da saúde”, destaca.
Satisfação foi a marca do evento
A beneficiária Carla Nascimento Palmeira adorou o evento. Ela não só assistiu às palestras atentamente como também usufruiu dos serviços de limpeza de pele, maquiagem e designer de sobrancelhas. “Amei demais o evento. O Ipesaúde está de parabéns!”
A beneficiária Rosângela Freitas considerou o evento como muito importante. porque demonstra valorização e cuidado com as mulheres. “Além de assistir às palestras e ouvir informações importantes sobre a saúde do coração e os hábitos de vida, pude desfrutar de diversos serviços com profissionais competentes. Achei a iniciativa do Ipesaúde maravilhosa. Gostei bastante”, afirma.
A aposentada e beneficiária do Ipesaúde, Janete da Conceição Lima, 80 anos, disse que achou sensacional o evento. “Já fiz o teste do diabetes, vou fazer massagem agora, depois vou na parte da nutrição. Que Deus nos abençoe por hoje ser o dia da mulher!”, finaliza.