GERAL Sergipe
Reforma do Centro de Excelência Paulo Freire transforma vida da comunidade escolar
Novas instalações agradaram a alunos, educadores, funcionários e familiares, estimulando o desenvolvimento no bairro Industrial e região
10/03/2023 14h21
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A artesã Denise Pereira Santana Moreira, de 55 anos, mora no bairro Industrial, em Aracaju. Nesta sexta-feira, 10, ela acordou cedo para levar o neto à escola, para seu primeiro dia de aula de 2023. Nos últimos anos, Denise percorreu aquele caminho inúmeras vezes, para acompanhar seus três filhos ao mesmo local: o Centro de Excelência Professor Paulo Freire. Local este que, depois de uma extensa e ampla reforma conduzida pelo Governo de Sergipe, foi reinaugurado e entregue à comunidade no mesmo dia do início do ano letivo.

Para Denise, a escola reformada é um bem da comunidade, que deve ser preservada por alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e moradores. “Tenho um filho formado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe que estudou aqui. Estou muito feliz de trazer hoje o meu neto, que tem 15 anos e está no ensino integral. Ficou linda a escola, agora tem que conservar. Tem que conscientizar todo mundo de que o governo está fazendo, então a gente tem que valorizar a escola pública”, considera.

O vigilante Jailton Ferreira também ficou feliz com a reforma do Paulo Freire, e acha que mais gente está tão feliz quanto ele. “Estou aqui desde 2017. Hoje, o negócio está totalmente diferente. Ficou excelente. A última reforma que fizeram foi em 2011.Gostei bastante de como ficou, a gente se sente à vontade para trabalhar. Até o rosto das pessoas mudou”, conta.

Para o estudante Lázaro Santos, que tem 14 anos e cursa o nono ano, o maior atrativo da reforma é a quadra. “Agora tem uma capacidade maior, tem um espaçozinho pra jogar aquela bola. Está bem melhor, mais confortável. É o que a gente merece, né? E acho que vai melhorar o desempenho do aluno, com espaço maior”, opina. O colega de Lázaro, Gabriel Álvaro, concorda. “ Agora vai dar para jogar nosso futebol”, diz.

Raquel Lima dos Santos, de 16 anos, está no segundo ano do Ensino Médio. Em sua visão, a climatização das salas é a atração principal após a reforma do centro. “A reforma deu uma melhora grande. Só de ter ar condicionado já vai ser ótimo, porque com calor você não consegue se concentrar. Até pra estudar vai ser melhor”, resume.

Anne Elen dos Santos, 15 anos, é moradora do bairro Porto Dantas e vai começar o primeiro ano do Ensino Médio. Ela está ingressando no colégio, mas já estava familiarizada com a antiga estrutura. “Sou nova, mas já conhecia porque sempre vinha com minha irmã, que já estudava aqui. Antes não era muito bom, mas agora a escola está muito mais bonita”, pontua.

Ensino

Para os educadores que integram a equipe do Centro Paulo Freire, o maior benefício da reforma é seu reflexo na própria qualidade do ensino. A professora de Química Elimaria do Nascimento, que ensina na escola há quatro anos, relembra o período da reforma. “Foi sofrido. Precisamos mudar para um prédio antigo, que não tinha estrutura. Agora, tudo mudou. A sala climatizada ajuda muito, porque os alunos não vão mais pedir para sair o tempo todo para beber água. Melhoraram as salas, porque foram construídas novas; o laboratório; os armários novos, tudo. Agora temos uma escola nova”, ressalta.

A diretora da escola, Andréa Ribeiro, não esconde a alegria por ver a unidade que gerencia bonita e bem organizada. “Estamos felizes e satisfeitos, porque recebemos uma escola digna para os nossos alunos, com um ambiente moderno. Uma escola para dar o maior apoio pedagógico possível aos estudantes, para que eles se desenvolvam. É uma estrutura nova, que dá uma super qualidade de vida à comunidade. Um ambiente que estimula a aprender. A gente agradece muito ao governo por essa obra”, enfatiza.

A coordenadora pedagógica Silvaneide Rosa Lima também está radiante com as novidades. “O mais importante desse processo é a alegria de estar em uma escola com uma infraestrutura adequada para que o ensino aconteça. A escola de tempo integral é acolhedora e valoriza as pessoas. Então, essa estrutura que a gente está ofertando pra comunidade e a qualidade do ensino que eu creio que vamos conseguir oferecer vai fazer toda a diferença na vida dessa população”, explica.

Compromisso

Segundo o governador Fábio Mitidieri, reformar o Centro de Excelência Paulo Freire é reafirmar o compromisso da gestão com a educação pública. “É sempre bom poder entregar um aparelho como este, com uma quadra de esporte toda nova e um centro reformado. É um investimento de mais de R$ 2 milhões em uma escola de ensino integral, com quase 700 alunos. E estamos buscando que isso se torne padrão. Foi o acordo que firmamos, para levar cada vez mais condições para nossos alunos e professores, com ensino de qualidade, qualificação, merenda escolar, para que eles possam ter o direito à educação, ao lazer e ao esporte”, sinaliza.

O secretário de Estado da Educação e vice-governador, Zezinho Sobral, frisa que a reinauguração do centro significa trazer de volta à população algo que é seu por direito. “Estamos devolvendo à comunidade uma escola com qualidade e estrutura. É uma reforma que começou na gestão anterior, e que a gente conseguiu não só concluir como equipar. Estamos com equipamentos novos em todos os ambientes, desde a cozinha até o laboratório de informática, passando pelas salas e biblioteca. É uma reforma intensa e ampla, que adequa a escola para a sua finalidade”, sintetiza.

Obra

A reforma da quadra de esportes e ampliação do Centro de Excelência Paulo Freire é fruto de um investimento de R$ 2.050.000,00, que atende a uma reivindicação antiga da comunidade escolar. O colégio é uma das 96 unidades de ensino que ofertam o Ensino Médio e Fundamental em Tempo Integral do Estado.

A obra contemplou revisão de coberturas; execução de passarelas e pavimentação; implementação de acessibilidade; nova quadra de esportes com equipamentos esportivos; modernização da comunicação visual; execução de instalações elétricas; entre outras adequações.

Reforma do Centro de Excelência Paulo Freire transforma vida da comunidade escolar
GERAL Sergipe
Reforma do Centro de Excelência Paulo Freire transforma vida da comunidade escolar
Novas instalações agradaram a alunos, educadores, funcionários e familiares, estimulando o desenvolvimento no bairro Industrial e região
10/03/2023 14h21
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A artesã Denise Pereira Santana Moreira, de 55 anos, mora no bairro Industrial, em Aracaju. Nesta sexta-feira, 10, ela acordou cedo para levar o neto à escola, para seu primeiro dia de aula de 2023. Nos últimos anos, Denise percorreu aquele caminho inúmeras vezes, para acompanhar seus três filhos ao mesmo local: o Centro de Excelência Professor Paulo Freire. Local este que, depois de uma extensa e ampla reforma conduzida pelo Governo de Sergipe, foi reinaugurado e entregue à comunidade no mesmo dia do início do ano letivo.

Para Denise, a escola reformada é um bem da comunidade, que deve ser preservada por alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e moradores. “Tenho um filho formado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe que estudou aqui. Estou muito feliz de trazer hoje o meu neto, que tem 15 anos e está no ensino integral. Ficou linda a escola, agora tem que conservar. Tem que conscientizar todo mundo de que o governo está fazendo, então a gente tem que valorizar a escola pública”, considera.

O vigilante Jailton Ferreira também ficou feliz com a reforma do Paulo Freire, e acha que mais gente está tão feliz quanto ele. “Estou aqui desde 2017. Hoje, o negócio está totalmente diferente. Ficou excelente. A última reforma que fizeram foi em 2011.Gostei bastante de como ficou, a gente se sente à vontade para trabalhar. Até o rosto das pessoas mudou”, conta.

Para o estudante Lázaro Santos, que tem 14 anos e cursa o nono ano, o maior atrativo da reforma é a quadra. “Agora tem uma capacidade maior, tem um espaçozinho pra jogar aquela bola. Está bem melhor, mais confortável. É o que a gente merece, né? E acho que vai melhorar o desempenho do aluno, com espaço maior”, opina. O colega de Lázaro, Gabriel Álvaro, concorda. “ Agora vai dar para jogar nosso futebol”, diz.

Raquel Lima dos Santos, de 16 anos, está no segundo ano do Ensino Médio. Em sua visão, a climatização das salas é a atração principal após a reforma do centro. “A reforma deu uma melhora grande. Só de ter ar condicionado já vai ser ótimo, porque com calor você não consegue se concentrar. Até pra estudar vai ser melhor”, resume.

Anne Elen dos Santos, 15 anos, é moradora do bairro Porto Dantas e vai começar o primeiro ano do Ensino Médio. Ela está ingressando no colégio, mas já estava familiarizada com a antiga estrutura. “Sou nova, mas já conhecia porque sempre vinha com minha irmã, que já estudava aqui. Antes não era muito bom, mas agora a escola está muito mais bonita”, pontua.

Ensino

Para os educadores que integram a equipe do Centro Paulo Freire, o maior benefício da reforma é seu reflexo na própria qualidade do ensino. A professora de Química Elimaria do Nascimento, que ensina na escola há quatro anos, relembra o período da reforma. “Foi sofrido. Precisamos mudar para um prédio antigo, que não tinha estrutura. Agora, tudo mudou. A sala climatizada ajuda muito, porque os alunos não vão mais pedir para sair o tempo todo para beber água. Melhoraram as salas, porque foram construídas novas; o laboratório; os armários novos, tudo. Agora temos uma escola nova”, ressalta.

A diretora da escola, Andréa Ribeiro, não esconde a alegria por ver a unidade que gerencia bonita e bem organizada. “Estamos felizes e satisfeitos, porque recebemos uma escola digna para os nossos alunos, com um ambiente moderno. Uma escola para dar o maior apoio pedagógico possível aos estudantes, para que eles se desenvolvam. É uma estrutura nova, que dá uma super qualidade de vida à comunidade. Um ambiente que estimula a aprender. A gente agradece muito ao governo por essa obra”, enfatiza.

A coordenadora pedagógica Silvaneide Rosa Lima também está radiante com as novidades. “O mais importante desse processo é a alegria de estar em uma escola com uma infraestrutura adequada para que o ensino aconteça. A escola de tempo integral é acolhedora e valoriza as pessoas. Então, essa estrutura que a gente está ofertando pra comunidade e a qualidade do ensino que eu creio que vamos conseguir oferecer vai fazer toda a diferença na vida dessa população”, explica.

Compromisso

Segundo o governador Fábio Mitidieri, reformar o Centro de Excelência Paulo Freire é reafirmar o compromisso da gestão com a educação pública. “É sempre bom poder entregar um aparelho como este, com uma quadra de esporte toda nova e um centro reformado. É um investimento de mais de R$ 2 milhões em uma escola de ensino integral, com quase 700 alunos. E estamos buscando que isso se torne padrão. Foi o acordo que firmamos, para levar cada vez mais condições para nossos alunos e professores, com ensino de qualidade, qualificação, merenda escolar, para que eles possam ter o direito à educação, ao lazer e ao esporte”, sinaliza.

O secretário de Estado da Educação e vice-governador, Zezinho Sobral, frisa que a reinauguração do centro significa trazer de volta à população algo que é seu por direito. “Estamos devolvendo à comunidade uma escola com qualidade e estrutura. É uma reforma que começou na gestão anterior, e que a gente conseguiu não só concluir como equipar. Estamos com equipamentos novos em todos os ambientes, desde a cozinha até o laboratório de informática, passando pelas salas e biblioteca. É uma reforma intensa e ampla, que adequa a escola para a sua finalidade”, sintetiza.

Obra

A reforma da quadra de esportes e ampliação do Centro de Excelência Paulo Freire é fruto de um investimento de R$ 2.050.000,00, que atende a uma reivindicação antiga da comunidade escolar. O colégio é uma das 96 unidades de ensino que ofertam o Ensino Médio e Fundamental em Tempo Integral do Estado.

A obra contemplou revisão de coberturas; execução de passarelas e pavimentação; implementação de acessibilidade; nova quadra de esportes com equipamentos esportivos; modernização da comunicação visual; execução de instalações elétricas; entre outras adequações.