SAÚDE Bahia
Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações para diagnóstico e combate à tuberculose neste mês de campanha
Neste mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a campanha de combate à tuberculose, mobilizando toda a rede municipal de saúde s...
16/03/2023 13h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Neste mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a campanha de combate à tuberculose, mobilizando toda a rede municipal de saúde sobre a suspeição e diagnóstico da doença, que é infecciosa, transmissível e afeta, principalmente, os pulmões, embora também possa atingir outros órgãos.

“A tuberculose é uma infecção que todos nós podemos ter e que já não existe isso de grupo mais suscetível a ela. Nós sabemos que é necessário só uma queda de imunidade e uma exposição à micobactéria. Trata-se de uma infecção muito comum, muito prevalente, muito incidente e que mata, mas que tem cura. Nós temos todo o tratamento e assistência que o paciente precisa dentro da rede municipal de saúde”, explicou Dra. Vanessa Khouri, médica pneumologista do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, serviço de referência para o tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença.

Desde o ano passado, a Vigilância Epidemiológica do município já vem promovendo uma série de capacitações nos serviços sociais e de saúde, sensibilizando os profissionais de saúde sobre a existência e prevalência da doença, a fim de diminuir as possíveis subnotificações dessas doenças, além de reforçar sobre a existência do serviço de referência para atender esses pacientes no município.

Sobre a infecção

A tuberculose pulmonar é a forma mais grave e a que transmite a doença. O contágio ocorre quando uma pessoa infectada tosse ou espirra lançando gotículas respiratórias no ambiente e quem convive próximo a ela, inala essas gotículas e pode adoecer também. Mas cabe ressaltar que a contaminação não acontece de forma tão rápida, pois é necessário um tempo maior de contato contínuo com uma pessoa doente para que se adquira a tuberculose.

Em muitos casos, a pessoa infectada não apresenta sintomas, mas quando eles ocorrem, pode haver tosse (seca ou com catarro) que dura mais de três semanas, febre diária e em geral vespertina e baixa, sudorese noturna, perda de peso e apetite.

O exame para diagnóstico da tuberculose é simples, feito apenas por meio de coleta de escarro e radiografia de tórax. Todo o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar são ofertados, de forma totalmente gratuita, pelo SUS.

Caso tenha alguma suspeita da doença, procure o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, que é um serviço de portas abertas e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h, e está localizado na Praça João Gonçalves, Centro (ao lado do Caav).