Além da campanha anual de Vacinação Antirrábica, que costuma ocorrer sempre no segundo semestre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também disponibiliza um ponto fixo para vacinação de rotina de cães e gatos, durante todo o ano, na Unidade Básica de Saúde Dr. Admário Silva Santos, no bairro Brasil, onde a vacina contra a raiva é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, para cães e gatos a partir de três meses de idade.
Embora não se tenha registros recentes de casos de raiva animal e humana no município, a vacinação além de ser obrigatória por lei, é essencial para garantir o controle da raiva nas populações de cães e gatos, bem como manter a população humana protegida. “A raiva é considerada 100% letal para os seres humanos, são muito raros os casos de cura de pessoas contaminadas, e quem conseguiu se curar tem sequelas seríssimas. Então, o objetivo da vacinação é evitar que o vírus circule e também de manter o município livre da doença”, explicou coordenador municipal do Setor de Controle de Zoonoses, Luís Cláudio Oliveira.
Em caso de acidente causado por algum animal que não esteja com a carteira de vacinação atualizada contra a raiva, a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa para receber o atendimento antirrábico e o medicamento pós-exposição, que está disponível em todos os postos da rede municipal de saúde.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o Setor de Controle Zoonoses pelo e-mail conquista.ve@gmail.com , ou pelo telefone (77) 3429-7403/ 7405.