SAÚDE Bahia
Pré-conferências estão acontecendo na rede municipal de Saúde e secretário reforça a importância da participação da comunidade
Com atividades acontecendo hoje nas unidades Régis Pacheco, Panorama, Lagoa das Flores, Núcleo de Saúde Mental e Cerest, as pré-conferências munici...
17/03/2023 13h55
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Com atividades acontecendo hoje nas unidades Régis Pacheco, Panorama, Lagoa das Flores, Núcleo de Saúde Mental e Cerest, as pré-conferências municipais de saúde, que começaram no dia 2 de março, seguem em Vitória da Conquista. Ontem (16), foi realizada a reunião na Unidade Básica de Saúde Dr. João Melo Filho, no bairro Ibirapuera, com a presença do secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues, em uma de suas visitas às unidades.

A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será realizada entre os dias 29 e 31 de março, no auditório do Complexo de Saúde (Cemae), com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia”.

Para as pré-conferências são convidados usuários dos serviços de saúde, trabalhadores, gestores, conselhos locais de saúde e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu Agenádio Rodrigues, que está como presidente do Conselho Local de Saúde do bairro Ibirapuera, reconheceu que esse é um momento importante para que a comunidade possa expor suas necessidades. “É uma facilidade pra gente levar o conhecimento do que está acontecendo na unidade e as nossas reivindicações para a Conferência Municipal”, afirmou ele.

Agenádio Rodrigues

Uma das cobranças da comunidade local é a construção da nova unidade de saúde. “Eu fico muito satisfeito em participar dessas pré-conferências, inclusive com a presença do secretário que foi importante, porque aqui a gente precisa dessa aprovação e ele já deu o aval de que vai se empenhar na construção da nossa unidade própria”, ressaltou Agenádio.

Em sua fala, o secretário de saúde parabenizou a participação da comunidade na pré-conferência, contribuindo na construção das políticas públicas de saúde para o município. “O SUS é a solução! E estamos aqui hoje no intuito de identificar os problemas, valorizar o SUS e a população, melhorar a atenção a saúde pra vocês, a infraestrutura, a qualidade de atendimento e recuperar o espírito do SUS que foi perdido ao longo dos anos”, destacou Vinícius.

Ainda segundo o secretário, esses são espaços importantes e democráticos que devem ser ocupados pela comunidade, que deve unir forças junto à administração para colocar em discussão esses problemas que existem e são diferentes de um bairro para outro. “É o nosso papel e função, atacar o problema de forma específica e atingir o melhor resultado possível para melhorar a saúde de conquista, principalmente a Atenção Básica”, complementou ele.

Equipe de saúde da Unidade

As pré-conferências ainda seguem nos serviços de saúde acontecendo até o dia 24 de março, na zona urbana e rural, e a população é convidada a participar dos encontros em seus territórios. Confira aqui a programação .