A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou a vacinação para o reforço da vacina bivalente nesta segunda-feira (20), para todas as pessoas dos grupos prioritários, independentemente de datas.
A antecipação do calendário de aplicação do imunizante contra a Covid-19 ocorreu após anúncio de alteração do cronograma por parte do Ministério da Saúde. Para receber o reforço da vacina bivalente é preciso ter tomado ao menos duas doses de vacinas da covid-19 e respeitar o intervalo de quatro meses após a última aplicação.
A vacina bivalente segue disponível para os públicos contemplados anteriormente: pessoas de 60 anos ou mais, pessoas de 12 anos ou mais imunocomprometidas, indígenas, residentes em instituições de longa permanência e funcionários destes equipamentos.
Foram incluídos na lista da vacina bivalente contra a Covid-19 os trabalhadores da saúde, pessoas de 12 anos ou mais com deficiência permanente e gestantes e puérperas.
Além desses públicos, a vacina bivalente está disponível para:
Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
A aplicação acontecerá no horário de 8h às 16h, na Casa de Imunização Proteger.
As pessoas imunocomprometidas precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de uma das seguintes condições abaixo:
Pessoas com imunodeficiência primária grave (erros inatos da imunidade);
Pacientes em quimioterapia para câncer;
Pacientes transplantados de órgãos sólidos ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
Pessoas vivendo com HIV/Aids;
Pacientes em uso de corticoides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ?14 dias;
Pacientes em uso de drogas modificadoras da resposta imune;
Pacientes com doenças autoinflamato?rias, doenças intestinais inflamatórias;
Pacientes em hemodiálise;
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.