A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa nesta quarta-feira, 22, da segunda edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Propriá, região do Baixo São Francisco. As Carretas da Mulher e do Homem marcaram presença com a realização de ultrassonografias e outros exames para a população local. A finalidade é desenvolver nas unidades móveis ações integradas de promoção da saúde e prevenção de doenças, rastreamento e detecção precoce dos principais cânceres que acometem homens e mulheres.
Os serviços disponíveis na carreta do homem são ultrassonografias de próstata e vias urinárias; consultas com especialista urologista; coleta de exames laboratoriais e a verificação de sinais vitais (aferição da pressão arterial e glicemia). Na carreta da mulher foram ofertados ultrassonografias de mamas e transvaginal; exames de lâmina e verificação de sinais vitais.
Para o secretário da saúde, Walter Pinheiro, é primordial promover ações em conjunto com as demais secretarias, seja de Educação, Segurança Pública e outras presentes neste dia, atuando de forma sinérgica para estar mais próximo da população. “Mais um dia de oportunidade de estar mais próximo da população com essa ação itinerante do Governo do Estado. É um momento muito oportuno, que além de aproximar as pessoas com a oferta desses serviços, também possibilita o diálogo com a gestão como um verdadeiro time, resultando em um efeito positivo em prol da população”, destacou o gestor.
A dona de casa Eulina Bezerra disse que está sempre atenta à saúde, por isso reservou um tempo para fazer os exames ginecológicos, ofertados na Carreta da Mulher. “Aproveitei a realização da ação para fazer o exame de lâmina, a fim de investigar algumas alterações. Por isso garanti minha consulta logo, pois serviços de saúde como estes são muito importantes para nós”, expôs.
Já o feirante Marcelo Rodrigues elogiou e ficou feliz com a ação do Governo de Sergipe, com a Secretaria da Saúde. Para ele, com essas ações as filas nas Unidades Báscias de Saúde (UBSs) podem diminuir. “Vim fazer a ultrassonografia e a verificação da glicemia e colesterol. Acho esta ação muito importante, porque presta um atendimento exclusivo, principalmente para a população mais carente, agilizando os exames, sendo essencial para acompanhar nossa saúde”, frisou.