SAÚDE Sergipe
No 'Sergipe é aqui', Samu simula atendimento para orientar a população em situações de urgência e emergência
A ação faz parte da segunda edição do ‘Sergipe é aqui’ para que a população possa evitar eventos traumáticos
22/03/2023 15h55
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) participa nesta quarta-feira, 22, da segunda edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Propriá, a fim de promover ações educativas de como proceder em situações adversas. Por esse motivo, foi preparado um cronograma especial, com mini palestras lúdicas sobre como acionar o Samu 192 Sergipe, como as pessoas podem agir em caso de engasgos, entre outras atividades.

Durante a edição do ‘Sergipe é aqui’ foram feitas ações guiadas pelos profissionais do Samu 192 Sergipe, explicando ao público sobre o funcionamento e equipamentos das viaturas. Além disso, as pessoas foram convidadas a participarem de uma simulação realística de atendimentos de engasgos e de desobstrução de vias aéreas, orientação de como usar o capacete e o cinto de segurança de forma correta para prevenção de trauma.

O superintendente do serviço e especialista em Urgência e Emergência e Metodologias Ativas da Aprendizagem, Dênison Pereira, espera que essa ação possa prevenir eventos traumáticos e segurança do usuário ao realizar ações básicas em atendimentos de urgência e emergência. 

“Entendemos que o Samu 192 Sergipe, se dá principalmente por ações preventivas, e é isso que vamos fazer na ação do ‘Sergipe é aqui’. Foi disponibilizada a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP), duas viaturas e uma equipe para ministrar palestras educativas para a população local. É fundamental que trabalhemos de um lado com a atenção à saúde e do outro, com a prevenção. O atendimento inicial salva vidas e pode ser feito por qualquer pessoa, por isso a importância de levarmos esse conhecimento a toda sociedade sergipana”, finalizou.

A agente comunitária de saúde, Edijena de Souza, ressaltou que é de extrema importância saber como fazer em situações de engasgo, uma vez que cada segundo é crucial para as crianças. “É muito importante saber como proceder em casos de emergência, pois quando nos deparamos com a criança em situação de engasgo ficamos desesperadas como mães, sem saber como realizar os primeiros socorros, então orientações como essas é de extrema necessidade”, salientou.