SAÚDE Sergipe
Unidade Móvel ‘Fique Sabendo' realiza testes para detecção de ISTs na segunda edição do ‘Sergipe é aqui’
Foram oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, a fim de promover acesso fácil à saúde dos moradores de Propriá
22/03/2023 16h31
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, na manhã desta quarta-feira, 22, esteve no município de Propriá em uma ação integrada com o Governo de Sergipe no programa ‘Sergipe é Aqui’. O objetivo é intensificar os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A unidade ficou disponível das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

O público-alvo foram pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos, atendidas por ordem de chegada e de acordo com a senha liberada. Foram atendidos 107 usuários e realizados 428 testes. Com relação aos resultados, houve oito reagentes para sífilis, dois reagentes para hepatite B e um reagente para Hepatite C.

O diretor do Programa IST/AIDS da SES, o médico Almir Santana, explicou que os serviços disponibilizados durante a ação são testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, acompanhados de aconselhamento e encaminhamentos, caso necessário.  Preservativos masculinos, femininos e materiais informativos também foram distribuídos, bem como realização de rodas de conversa sobre prevenção combinada.

“Além de realizar a testagem, é um momento de orientar também! Os usuários com laudos dos testes rápidos identificados como reagentes [positivos], saíram com encaminhamento para os serviços de saúde, seja uma Unidade Básica de Saúde [UBS] e/ou serviços especializados, de acordo com o agravo, para a elucidação diagnóstica e início do tratamento” ressaltou o médico.

A dona de casa Maria de Fátima aproveitou um momento que o filho está no colégio para se cuidar e fez a testagem na Unidade Móvel ‘Fique sabendo’. “Agradeço pela oportunidade do Governo que Sergipe está nos proporcionando, pois não é todo dia que temos a oferta desses exames. Tudo isso nos incentiva a cuidar ainda mais da nossa saúde”, disse.