Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, data de conscientização global comemorada em 21 de março, o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu usuários e seus acompanhantes para um momento de lazer e socialização. Na ocasião, eles visitaram, na quarta-feira, 22, a Exposição Fotográfica "Aracaju 168 anos: Personagens e Histórias", que acontece no Shopping Riomar.
A mostra apresenta fotos de personagens escolhidos pelos alunos da Galera do Click Aracaju. Além da fotografia, os participantes contam suas histórias e vivências na capital sergipana, visando expressar sentimento de pertencimento à cidade, além de oferecer à sociedade um show de inclusão social e cidadania. As fotos possuem audiodescrição registrada em QRcode, permitindo a utilização de recursos de tecnologias assistivas para garantir acessibilidade na comunicação.
Assistido pelo CER IV há mais de um ano, Isael Santana, de 10 anos, tem Síndrome de Down e realiza acompanhamento médico, psicológico, fonoaudiológico, entre outros atendimentos. Eloiza Santana, mãe de Isael, ficou encantada com a exposição.
“Foi muito interessante a visita. Como mãe, isso representa um novo olhar, pois nos incentiva a continuar e mostra que os nossos filhos são capazes de realizar muitas ações. Acredito muito no potencial dele e, depois da exposição, confio mais ainda que ele terá grandes conquistas em sua vida”, disse Eloiza explicando ainda que a evolução do filho surpreende mais a cada dia. “Cada sessão é uma surpresa. Ele é muito observador e faz todas as atividades propostas durante as terapias”.
Além de ser um momento de integração dos usuários, o passeio contribui para a reabilitação e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “A iniciativa uniu os nossos usuários em um momento de socialização que vai além dos muros do CER IV. Essas ações acabam trazendo novas possibilidades e mostram o quanto os espaços são essenciais para a inclusão e o desenvolvimento terapêutico, mostrando que todos são capazes de realizar grandes feitos”, salienta Diana Guerra, coordenadora do CER IV.
A Mostra
A exposição, realizada pela Galera do Click Aracaju e o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar, presta homenagem a Aracaju pelos 168 anos e é alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down.
A Galera do Click é um projeto que une fotografia, superação e muito alto astral, além de estimular a inclusão social, a autonomia e o desenvolvimento de talentos por meio de oficinas lúdicas e criativas de fotografia.