CIDADES Bahia
Semana Municipal da Vida no Trânsito intensifica ações educativas
“No trânsito, escolha a vida!” Esse é o tema da Semana Municipal da Vida no Trânsito 2023, promovida pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da S...
24/03/2023 08h35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

“No trânsito, escolha a vida!” Esse é o tema da Semana Municipal da Vida no Trânsito 2023, promovida pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), de 19 a 25 de março. A ação é realizada em conjunto com aGuarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A programação, que acontece anualmente, faz parte das comemoraçõesdo Dia Municipal do Trânsito, 25 de março. Durante a semana foram realizadas blitz educativas em diversos pontos da cidade, orientando os condutores e pedestres sobre os cuidados a serem tomados no dia a dia de quem se locomove pela cidade, especialmente o uso do cinto de segurança e de assentos para crianças, respeito à faixa de pedestres e a não utilização do celular ao volante.

O objetivo da campanha é principalmente educativo, prática intensificada nesse período. “É preciso que todos os atores do trânsito compreendama responsabilidade que cada um tem na segurança viária. Entendemos que a educação é fundamental e o melhor caminho para alcançar esse objetivo”, explica o Superintendente da SMTT Geovane Santos.

Oagente de trânsito Jean Cardoso, que compõe a Comissão de Educação para o Trânsito da SMTT, ressalta que “o papel do agente de trânsito é estar perto da população, aconselhando, relembrando as regras e alertando sobre os perigos”. Jean conta quedurante as ações realizadas nesse período, uma das infrações mais frequentes foi o uso do celular pelos motoristas, um hábito comum e “bastante preocupante, perigoso para o condutor e para o pedestre”.

Numa da ações da Semana, os agentes de trânsito contaram com a participação de estudantes para distribuir panfletos educativos aos motoristas e condutores. “O maior problema no trânsito hoje é a falta de educação dos condutores. Então, se os adolescentes são orientados e convencidos do que precisa ser feito, daqui a 10 anos teremos menos problemas”, opina Fátima Feitosa, gestora do colégio.

As ações da Semana Municipal da Vida no Trânsito continuam até o próximo sábado (25).