CIDADES Bahia
SESAU realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde para discutir o tema SUS
Com o objetivo de avaliar a situação de saúde à nível municipal, estadual e federal, e propor as diretrizes para a formulação da política desse set...
24/03/2023 12h35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Candeias - BA

Com o objetivo de avaliar a situação de saúde à nível municipal, estadual e federal, e propor as diretrizes para a formulação da política desse setor, é que a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde realizou nos dias 13 e 14 de março, a 7° Conferência Municipal de Saúde.

O evento que aconteceu na Câmara de Vereadores, seguiu o mesmo tema Nacional, que é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. A Conferência dá continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do SUS, além de apontar para a importância e a necessidade de colocar no centro dos debates o tema geral em todo território nacional.

A mesa inicial do evento contou com a presença do secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Oliveira; da técnica do Ministério da Saúde na Bahia, Mirella Dias; além de autoridades dos poderes executivo e legislativo da cidade e representantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS).

Na oportunidade foram discutidos entre os presentes os seguintes eixos temáticos:
I – A Candeias que temos. A Candeias que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III– Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV – Amanhã vai ser outro dia para todos

O assessor técnico da COSEMS, Cristiano Soster, orientador do segundo dia, disse que a Conferência de Candeias vai suscitar projetos estaduais e nacional e pode fazer com que o Sistema Único de Saúde (SUS), melhores e aumente a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o secretário Marcelo, a Conferência serve como base para o planejamento, compondo o Plano Municipal de Saúde, que subsidiará as ações relacionadas a pasta no município nos próximos anos. “Ninguém melhor que os próprios usuários e os trabalhadores do SUS para trazer suas experiências e também novas ideias para mesa de discussão. Com essas contribuições, certamente faremos uma saúde cada vez melhor”, garantiu.

Ao final do evento, o relatório final foi elaborado coletando as diretrizes e propostas dos grupos de debate para em seguida serem encaminhados via sistema pelo Conselho Municipal de Saúde à Comissão Organizadora da Etapa Estadual. Por fim, a Secretaria de Saúde do município elegeu sua delegação, fundada no princípio da equidade, observando a representatividade dos mais diversos grupos que compõem a nossa população, composta por 12 (doze) Delegados e 6 (seis) suplentes, que representarão Candeias na 11ª Conferência Estadual de Saúde.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA