A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) informa que, após avaliação técnica efetuada pelo serviço de Engenharia Florestal da secretaria, autorizou o corte de quatro árvores do gênero Ficus,localizadas na rua Nilton Ornelas, ao lado da Igreja Matriz – Catedral de Santo Antônio, no centro de Alagoinhas.
A solicitação para o corte das árvores partiu da Diocese de Alagoinhas, feita por meio de ofício. Após inspeção técnica, foi verificado que as raízes das árvores estão causando danos à edificação da igreja, queatualmente está em obras.
As árvores do gênero Ficussão exóticas e suas raízes agressivas, quando no solo, podem causar destruição de galerias pluviais e de esgoto, fiações enterradas, fundações e o que mais houver em seu trajeto, causando enormes prejuízos materiais. A SEDEA já prevê um projeto de arborização para o referido local, em que pretende, junto com a Diocese, realizar a compensação ambiental com o plantio de espécies apropriadas para a arborização urbana.