Nesta sexta-feira, 31, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. A data serve para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde humana através da alimentação saudável. E quando o assunto é nutrição, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) é referência no estado.
Na unidade hospitalar existe o setor de Nutrição e Dietética que, através de seu quadro técnico, avalia e acompanha o paciente desde a admissão hospitalar através de breve histórico e diagnóstico nutricional provisório ou definitivo, que norteia sua conduta e plano terapêutico singular, até sua alta hospitalar.
“A Nutrição tem papel essencial na saúde de todos. É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu bom funcionamento, inclusive prevenindo contra anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras doenças”, explicou a nutricionista Sieune Roberta, responsável técnica do serviço de nutrição do hospital.
Ainda segundo Sieune, o Huse produz refeições utilizando alimentos saudáveis para pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam na unidade. Ela destaca que há uma distinção na produção alimentar, sendo que acompanhantes e colaboradores utilizam o restaurante do hospital, cuja a produção da refeição é realizada por uma empresa terceirizada. Por outro lado, os pacientes são assistidos por uma equipe de assistência nutricional.
“Desde o início do HUSE a produção das refeições é realizada por uma empresa terceirizada, enquanto que o Serviço de Nutrição Clínica e de Terapia Nutricional Enteral é realizado e operacionalizado por nutricionistas e técnicas em nutrição, concursados ou contratados pela SES e FHS”, afirmou.
Atualmente, a equipe de assistência nutricional de pacientes é constituída por 45 nutricionistas clínicos que atuam inseridos nas unidades de produção dos internamentos clínicos e cirúrgicos, Semi-intensivas, UTQ (Unidade de Terapia de Queimados), UPC (unidade pós cirúrgica), centro de oncologia (quimioterapia e radioterapia, ambulatório e visitas domiciliares), Pronto-Socorro Adulto e Unidade Pediátrica. No pronto-socorro adulto, os nutricionistas contam com o auxílio de técnicos em nutrição e dietética.
“O cardápio elaborado por nutricionistas de empresa terceirizada passa pela avaliação de nutricionistas que fazem a supervisão de todos os processos de trabalho executados na produção de refeições, desde o recebimento de gêneros alimentícios, até a entrega da refeição pronta de pacientes, acompanhantes e servidores. Os pacientes recebem seis refeições ao dia, além de suplementação nutricional oral, quando recomendada, e de acordo com o risco nutricional apresentado. Acompanhantes recebem desjejum, almoço e jantar e, servidores de acordo com suas escalas, desjejum, almoço, jantar e ceia”, detalhou a coordenadora.
A paciente Maria Andrea de Jesus, 50, está internada no Huse há 37 dias para tratar de infecções provocadas pelo diabetes. Ela está prestes a receber alta hospitalar, mas fez questão de agradecer aos profissionais e elogiou o cardápio da unidade, destacando o seu prato preferido. “Tenho recebido refeição diariamente e até lanche. Tudo maravilhoso! Eu não tenho nada a reclamar, só tenho elogios a todo mundo. Todo dia é uma comida diferente, mas a minha preferida é fígado e peixe”, elogiou.
Tanto o serviço de produção de refeições, quanto os serviços de nutrição clínica e de terapia nutricional enteral e parenteral, funcionam todos os dias de forma ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia.