O Centro de Atenção à Vida (CAAV) e a coordenação do posto de saúde do Conjunto Penal de Vitória da Conquista realizaram uma ação conjunta de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na manhã desta sexta-feira (31), com os internos da instituição.
Ao todo, foram atendidos cerca de 50 internos, previamente submetidos a uma triagem de avaliação feita pelos profissionais do CAAV, que ouviram as queixas apresentadas por eles e avaliaram se estas se enquadrariam nos perfis característicos das ISTs.
“Foi uma ação muito positiva. Realizamos os testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis em todos eles, além da avaliação física. Para aqueles que precisam de profilaxia, foram prescritas e fornecidas as medicações pelo CAAV ao posto de saúde penitenciário para que eles possam dar continuidade ao tratamento”, explicou a coordenadora do CAAV, Riviane Santana.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) caracterizam-se por infecções causadas por mais de 30 agentes etiológicos diferentes, sendo transmitidas, de maneira prioritária, por contato sexual. Esse diagnóstico e tratamento precoces interrompem a cadeia de transmissão. A anamnese, a identificação das diferentes vulnerabilidades e o exame físico constituem-se como elementos essenciais para o diagnóstico das IST.