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Avaliação de Fluência acontece em escolas da rede pública em regime de colaboração com os municípios

A avaliação integra o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração, Estados e Municípios (PARC) e será realizada de 4 a 14 de abril em escolas das redes públicas estadual e municipais que ofertam o 2º ano do Ensino Fundamental

03/04/2023 às 11h15
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará de 4 a 14 de abril a Avaliação de Fluência 2023 com as escolas das redes públicas estadual e municipais de Sergipe que ofertam o 2º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um instrumento que visa a colaborar para a alfabetização dos estudantes e para a formação de leitores, aferindo a oralidade das crianças, uma das dimensões do ensino da língua portuguesa.

A fluência tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa no início do Ensino Fundamental integram o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração entre Estados e Municípios (PARC).

De acordo com Joniely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE/Seduc), o processo de aplicação utiliza uma metodologia desenvolvida pelo CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, através do aplicativo Caed Fluência. Em Sergipe, essa iniciativa PARC se manifesta com o Programa Alfabetizar Pra Valer, no Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, apoiando o Estado na implementação de um programa efetivo de regime de colaboração com seus municípios, visando à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização.

“Através dele, será possível realizar um diagnóstico do processo de alfabetização em toda a rede pública de Sergipe, assim como acompanhar e monitorar a política de alfabetização em Sergipe. Os resultados alcançados da Fluência permitem identificar o nível de leitura dos alunos, possibilitando a implementação de ações específicas que contribuam para o desenvolvimento de novas habilidades. Os dados gerados pelos instrumentos avaliativos são utilizados, a fim de diagnóstico, para o Programa Alfabetizar Pra Valer”, explicou. 

 A ação está sendo gerenciada pelas equipes técnicas da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), com mediação e a articulação com os gestores municipais (Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Em Sergipe, todos os 75 municípios estão participando da Avaliação PARC Fluência.

 “Os resultados serão consolidados e devolvidos aos municípios e suas respectivas redes de ensino (estadual e municipais), que deverão fazer uma ampla divulgação junto às escolas e atores sociais, como estratégia de problematização e pactuação pela alfabetização de todas as crianças. Os dados gerados permitirão que as redes fortaleçam suas políticas de formação continuada e elaborem políticas públicas na área de alfabetização, bem como avaliem e consolidem as já existentes”, complementou Joniely.

 De 14 a 24 de março, os gestores escolares fizeram o autocadastro e validaram os dados referentes aos estudantes na Plataforma Parc Fluência. A alocação dos agentes, que terão a responsabilidade de aplicar a avaliação, será realizada pelos gestores escolares na Plataforma Parc Fluência a partir do próximo dia 03 de abril.

 “Os aplicadores devem ficar atentos a todos os procedimentos no uso do aplicativo, pois utilizados equivocadamente podem comprometer a avaliação. A Fluência possibilita ao professor identificar o perfil leitor em que se encontra o seu aluno e propor ações de intervenção que oportunizem a melhoria do processo de alfabetização”, complementou a diretora.

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