Na manhã desta segunda-feira (3), teve início o atendimento emergencial pediátrico providenciado pela Prefeitura para crianças com síndromes gripais leves, no Hospital Unimec. A ação funcionará por 30 dias, com o objetivo de diminuir a sobrecarga nos serviços de pediatria dos hospitais de média e alta complexidade do município.
O secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues, visitou a unidade hospitalar para verificar o serviço que está sendo prestado à população. Até às 11h da manhã, mais de 80 crianças já tinham sido atendidas na emergência.
“Temos muitas crianças para serem atendidas, mas pude perceber as pessoas satisfeitas com essa solução. São dois pediatras atendendo e vamos conseguir dar uma vazão grande na demanda para desafogar a rede de saúde. Então, o objetivo está sendo alcançado, as mães estão conseguindo o atendimento de suas crianças com os sintomas mais leves de gripe”, afirmou o secretário.
Uma das mães que procuraram o serviço foi Adriana Almeida, que levou a filha Laura para passar pelo pediatra e aprovou o atendimento recebido. “Ela está com muita tosse, já tem quase um mês e eu fiz de tudo para não trazer, mas não teve jeito, quando soube do atendimento já trouxe. Hoje é o primeiro dia, está um pouco mais cheio, mas eles estão fazendo de tudo para atender a gente bem e deixar bem acomodado”, avaliou a mãe.
Darlete Sampaio também buscou atendimento para o filho que está há uma semana com sintomas gripais que não cessam, e elogiou a iniciativa da gestão municipal. “Achei a ação maravilhosa, porque o posto de saúde do nosso bairro e os outros hospitais estão muito lotados. Meu filho está gripadinho e não melhora de jeito nenhum, aí eu soube do atendimento e corri pra cá. A prefeitura está de parabéns pela ação, gostei muito”, relatou Darlete.
Por conta da grande demanda nesse primeiro dia de atendimento, o tempo de espera pode ser um pouco maior que a expectativa, mas todas as crianças serão atendidas, garante o secretário de Saúde. Aquelas que precisam de internamento estão sendo referenciadas para os hospitais de maior complexidade.
“Vamos continuar ao longo desse mês com essa ação, de segunda a sexta-feira, para que a gente possa vencer esse período sazonal de gripes e observar como vai se comportar o estado, em relação aos casos dos pacientes mais graves que precisam de leitos de UTI. Já estamos em contato direto com a Secretaria Estadual de Saúde e aguardando esse posicionamento para conseguir também atender essa demanda”, complementou Vinícius Rodrigues.