Com o intuito de fortalecer a oncologia de Sergipe, gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) discutiram, nesta segunda-feira, 3, estratégias sobre a Rede de Atenção Oncológica de Sergipe, a fim de desenvolver uma melhor assistência aos usuários.
De acordo com o secretário da Saúde, Walter Pinheiro, a reunião teve o objetivo de traçar um estudo da rede oncológica. “A discussão sobre a oncologia em Sergipe também contempla as unidades que já funcionam e aquelas que serão inauguradas com a perspectiva do Hospital do Câncer, em Aracaju. Por isso, a necessidade em dialogar sobre a oncologia, pois visamos ofertar o melhor serviço e trazer eficiência no tratamento destes pacientes oncológicos”, explicou o secretário.
Segundo a diretora de Atenção Especializada em Saúde, Marli Francisca, a reunião também abrangeu a possibilidade da inserção do novo equipamento de Saúde, o Hospital da Fundação Pio XII Hospital do Amor, em Lagarto. “O objetivo deste encontro foi apresentar o desenho da Rede Oncológica do estado, com seus equipamentos, onde temos três Unacons como: Hospital Cirurgia, Hospital Universitário de Aracaju e Hospital de Urgência de Sergipe”, ressaltou.
Já a representante do Ministério da Saúde, Rejane Soares, explicou que a reunião serviu para apoiar o Estado na execução e confecção do plano. “Estamos na tentativa de esclarecer alguns pontos importantes na organização da rede de atenção ao câncer, essa é a perspectiva como técnicos da saúde para trabalharmos em parceria com o Estado”, disse.