GERAL AERONAVES
ANAC realiza vistoria do primeiro dirigível brasileiro para operação comercial
05/04/2023 10h11
Por: Redação Fonte: Anac

Entre os dias 15 e 17 de março,aAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizouvistoria paraemissãodo Certificado de Aeronavegabilidade Padrão (CA Padrão) no primeiro dirigível certificado nopaís, o ADB-3-3, da Airship do Brasil de marcas de nacionalidade e matrículaPR-ZAD.

O dirigível já recebeu o Certificado de Tipo (CT) da ANAC no dia 22 de dezembro de 2022 , setornando o primeiro dirigível a ser certificado na América Latina,o quepermitiu a produção da aeronave. Aatual certificaçãoviabilizaa operação comercial do dirigível.

O ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte-americano (moelo 138S), que foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor Textron Lycoming, deseiscilindros, uma Hélice Hartzell tri-pá, um envelope de 3.908 m3 (138 000 cu.ft), teto operacional de 9.000 Ft, atinge a velocidade máxima de 54 m.p.h (86 km/h), peso máximo de decolagem e pouso de 4.034 Kg (8.900 lbf), com capacidade total de seis assentos (1 piloto + 5passageiros).

Assessoria de Comunicação da ANAC

ANAC realiza vistoria do primeiro dirigível brasileiro para operação comercial
GERAL AERONAVES
ANAC realiza vistoria do primeiro dirigível brasileiro para operação comercial
05/04/2023 10h11
Por: Redação Fonte: Anac

Entre os dias 15 e 17 de março,aAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizouvistoria paraemissãodo Certificado de Aeronavegabilidade Padrão (CA Padrão) no primeiro dirigível certificado nopaís, o ADB-3-3, da Airship do Brasil de marcas de nacionalidade e matrículaPR-ZAD.

O dirigível já recebeu o Certificado de Tipo (CT) da ANAC no dia 22 de dezembro de 2022 , setornando o primeiro dirigível a ser certificado na América Latina,o quepermitiu a produção da aeronave. Aatual certificaçãoviabilizaa operação comercial do dirigível.

O ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte-americano (moelo 138S), que foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor Textron Lycoming, deseiscilindros, uma Hélice Hartzell tri-pá, um envelope de 3.908 m3 (138 000 cu.ft), teto operacional de 9.000 Ft, atinge a velocidade máxima de 54 m.p.h (86 km/h), peso máximo de decolagem e pouso de 4.034 Kg (8.900 lbf), com capacidade total de seis assentos (1 piloto + 5passageiros).

Assessoria de Comunicação da ANAC