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Mutirão de Negociação de Débitos e outras Pendências solucionou 63,5% dos casos

O Mutir?o de Negocia??o de D?bitos e outras Pend?ncias promovido pela Prefeitura de Feira entre os dias 20 e 31 de mar?o resultou em 63,5% das situ...

05/04/2023 às 16h50
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
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O Mutir?o de Negocia??o de D?bitos e outras Pend?ncias promovido pela Prefeitura de Feira entre os dias 20 e 31 de mar?o resultou em 63,5% das situa??es envolvendo a Coelba e a Embasa solucionadas pela Superintend?ncia de Prote??o e Defesa do Consumidor (Procon). O n?mero representa um total de 816 atendimentos, sendo 506 conciliados e 215 em tramita??o - outros 95 sem acordo.


Enquanto na C?mara dos Dirigentes Lojistas (CDL), entidade participante do mutir?o, foram realizados 1.917 atendimentos. A negocia??o com as empresas Mersan, Jorsan, Lupalina e Fama M?veis resultou em 108 acordos. Tamb?m foram emitidas 303 certid?es negativas, que comprova os d?bitos inscritos no SPC (Servi?o de Prote??o ao Cr?dito).


A programa??o marcou a comemora??o do Dia Internacional do Consumidor e tamb?m teve parceria com a Ordem dos Advogados da Bahia/ Feira de Santana (OAB), Associa??o Comercial e CDL.


O superintendente do Procon, Maur?cio Carvalho, observa que os ?ndices s?o positivos. "Em qualquer situa??o, conseguir 30% de concilia??o ? um dado muito importante e n?s conseguimos mais que o dobro. Isso demonstra o resultado da grande for?a-tarefa que facilitou e ofereceu oportunidades aos consumidores de resolver pend?ncias", analisa.


Ainda conforme Maur?cio Carvalho, o ?ndice de resolutividade pode aumentar conforme a conclus?o das demandas em tramita??o. "S?o casos que ainda est?o em andamento, ent?o pode chegar a uma concilia??o ou n?o", explica.


Durante os 11 dias do mutir?o, prepostos da Coelba e Embasa contribu?ram nos acordos e negocia??es.


O Procon promoveu ainda uma a??o educativa sobre os direitos do consumidor no Cal?ad?o da Sales Barbosa. Foram distribu?dos materiais  informativos com dicas de situa??es do cotidiano, como quest?es banc?rias, problemas com cart?es de cr?dito e compras online, al?m de exemplares do C?digo de Defesa do Consumidor.


Um semin?rio abordando a import?ncia do direito do consumidor, orienta??es sobre como evitar o endividamento atrav?s da educa??o financeira e o papel do Procon tamb?m estava inclusa nas atividades. 



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