Com esse áudio um vídeo se tornou viral nas redes sociais, na terça-feira, 04.
"Toda essa parte azul que você vê pela cidade, passou pela faixa é multa de 800 reais. Hoje está sendo educação de trânsito e os agentes estão falando. Se passar tem fiscalização eletrônica e vai tomar multa"...
A informação não tem 100% de veracidade. De fato, os veículos do transporte BRT de Salvador vão circular por uma faixa exclusiva, que é sinalizada pela cor azul. Entretanto, em nota, a Transalvador informou que a faixa está em fase de implantação, "para orientação e adaptação dos condutores por agentes de trânsito e transporte presentes no trecho quanto à proibição de trafegar na faixa exclusiva do BRT".
Por se tratar de uma faixa exclusiva para o transporte público, não será permitido aos demais veículos transitar pelo local. "A exceção é exclusivamente para aqueles que vêm das ruas Ceará e Amazonas, e que forem fazer uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido trafegar na faixa exclusiva de forma contínua", diz a nota.
E A MULTA?
A assessoria de comunicação da Transalvador informou que, futuramente, poderá haver aplicação de multa aos motorista que invadirem a faixa. Entretanto, nesta fase de implantação apenas ocorrerá orientações.
Faixa do BRT: Entenda proibição que em breve pode gerar multa a motoristas.
Com a entrega da última estação do BRT de Salvador, os motoristas devem ter atenção redobrada pela orla, a mais nova região atendida pelo modal, que conta com uma faixa exclusiva e devidamente sinalizada.
Agora, os motoristas que passarem pelas ruas da Pituba, vão se deparar com uma faixa de cor azul na via, além de placas de sinalização. Se trata da faixa exclusiva do BRT, que não poderá ser invadida pelos demais veículos que transitam pelo local.
"A exceção é exclusivamente para aqueles que vêm das ruas Ceará e Amazonas, e que forem fazer uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido trafegar na faixa exclusiva de forma contínua", informou a Transalvador, por meio de nota.
Possível multa?
A assessoria de comunicação da Transalvador informou que, futuramente, uma multa poderá ser aplicada aos motoristas que invadirem a faixa. Pelo fato de ainda ser uma novidade, as orientações permanecerão sendo feitas aos condutores, até que eles se adaptem à proibição. O valor da multa ainda não foi estipulado.