Desde a última segunda-feira (3), está funcionando o atendimento emergencial pediátrico no Hospital Unimec, serviço adotado pela Prefeitura, que já atendeu, em três dias, 264 crianças com síndromes gripais leves, das quais, mais de 90% com classificação azul ou verde, que representam os casos mais leves que não necessitam de urgência.
Segundo o diretor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Júlio Musse, a avaliação inicial da estratégia de abertura de mais uma porta para atendimento pediátrico pelo município foi bastante positiva. “Isso demonstra que os pacientes que têm procurado o serviço e passado pela consulta pediátrica são pacientes que estão na fase inicial da doença e que vai gerar uma reposta de tratamento mais efetiva”, afirmou Júlio.
Para 36 pacientes atendidos, foi dada a classificação vermelha, amarela ou laranja, que representam urgências altas e moderadas. Em 25 casos houve necessidade de transferência ou encaminhamento dos pacientes para as unidades hospitalares de média e alta complexidade.
“Com essa ação, a gente consegue desafogar a rede de saúde e diminuir a superlotação dos hospitais Esaú Matos, São Vicente e UPA, que são unidades de média e alta complexidade, para que possam focar no atendimento desses pacientes mais graves”, complementou o diretor.
O secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues, tem acompanhado de perto a sobrecarga dos hospitais e buscado apoio para enfrentar esse momento de surto viral no município. “É um momento delicado, mas estamos tomando as devidas providências para realizar um trabalho conjunto. Aguardamos ainda uma posição da Secretaria de Saúde do Estado, pois o que falta agora é esse apoio na questão da alta complexidade, no intuito de disponibilizar leitos de UTI específicos para essas síndromes respiratórias, para que a gente possa amenizar a situação e vencer esse período”, afirmou Vinícius.
O momento requer também a colaboração da população. Por isso, o secretário faz o alerta: “Se sua criança estiver gripada, com sintomas respiratórios, não leve para a escola, para evitar o aumento da circulação de vírus. Isso vai muito dessa consciência social e a gente precisa da colaboração dos pais e mães nisso, e, lógico, procurar o atendimento adequado”.
O Centro de Atenção Pediátrica do Hospital Unimec está realizando o atendimento emergencial às crianças com sintomas gripais leves de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.