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Sergipe elabora Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo e Calendário de Eventos 2023 em cem dias de governo

Setur desenvolveu inúmeras ações em quase cem dias de governo; uma delas as negociações para melhoria na malha aérea estão entre as estratégias para fomentar o setor

10/04/2023 às 10h35
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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O Governo de Sergipe lançou o Programa Sergipano de Desenvolvimento (Desenvolve Sergipe) no dia 30 de março, no Palácio Museu Olímpio Campos, quando reuniu representantes da imprensa durante o evento mensal ‘Café ponto Gov'. O Desenvolve Sergipe marca um novo momento da administração estadual e, ao ser apresentado próximo de completar 100 dias da gestão, demonstra compromisso, foco e estratégias voltadas, de fato, para o futuro de Sergipe. Nesse contexto, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) se insere, tendo realizado em mais de três meses importantes ações com o objetivo de desenvolver, fortalecer e consolidar Sergipe como destino turístico em nível nacional.

Entre as inúmeras ações, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca o 'Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo'. “O documento contempla todas as ações e dimensões estratégicas no âmbito da promoção e transformação digital, obras estruturantes, gestão resiliente e produtos inovadores para o desenvolvimento do turismo de Sergipe para os próximos dez anos”, explica.

 Calendário de eventos

A Setur elaborou o Calendário de Eventos 2023, que foi apresentado pelo governador Fábio Mitidieri e pelo secretário Marcos Franco à sociedade no dia 23 de março, no Restaurante Cariri, na presença da imprensa, artistas, empresários e representantes do trade turístico do estado. “O objetivo é organizar antecipadamente os eventos para que as empresas que fornecem serviços turísticos possam criar pacotes personalizados, além de fomentar o turismo interno”, justifica o secretário.

 O calendário é o resultado do levantamento de todos os eventos públicos e privados, com interface com o turismo cultural – artesanato, folclore, gastronomia, teatro –, negócios, religioso, lazer e entretenimento dos 75 municípios sergipanos. Até o dia da apresentação, foram catalogados mais de 1.100 eventos. O destaque é que o turista terá acesso ao calendário por meio de site, Instagram e, posteriormente, um aplicativo.

 Malha aérea

Uma das grandes demandas da Setur é quanto a buscar melhoria dos voos para o estado. Ciente dessa necessidade, foram realizadas reuniões com representantes das empresas aéreas Azul, Gol e Latam. Com a presença do governador Fábio Mitidieri, foram discutidas a ampliação da malha aérea e a redução das tarifas nas companhias que fazem o roteiro Sergipe.

 Plano promocional

Foi elaborado um plano promocional, que será apresentado em abril. Como o próprio nome ressalta, mostra todas as ações de promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissivos e também no mercado interno. Para tanto, apresenta ações para o consumidor final (turista) e para o público especializado (operadoras, agentes de turismo e mídia especializada).

 Segundo Marcos Franco, esse plano contempla ações como campanha publicitária on-line/off-line, viagens de familiarização (famtour/presstrip), mídia compartilhada com operadoras de turismo e companhias aéreas, participação em feiras nacionais com compras de estandes e ações de marketing promocional de movimentação do estande. Exemplos: experiências gastronômicas, gamificação (aplicação de técnicas de jogos para motivar a participação de um grupo e o engajamento dele ao longo do tempo), apresentação cultural e oficina dos saberes e fazeres sergipanos.

 Além das campanhas e ações estabelecidas no plano de promoção, a Setur vem buscando desenvolver campanhas para apresentar Sergipe aos públicos externo e interno. Essas ações estão sendo promovidas por meio de conteúdo audiovisual e jornalístico, a exemplo de matérias especiais, vídeos dos destinos e programa promocional do destino Sergipe, denominado ‘Sergipe de perto’, cuja estreia é em abril.

 Diálogo técnico

A Setur tem dialogado com empresas e entidades relevantes do segmento turístico com o objetivo de solucionar pendências e construir oportunidades. Diante disso, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, vem conversando com representantes da Aeroportos do Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria; da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE); da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE); da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos de Sergipe (Abrape/SE); da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE) entre outros setores que abrangem a cadeia produtiva do turismo, composta por mais de 50 segmentos.

 Fomento de eventos

A Secretaria de Estado do Turismo vem dialogando com importantes operadores e promotores de eventos nacionais, para captar eventos com potencial turístico para o estado, a exemplo do 26° Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), Jungle Fight, maior evento de MMA da América, Iron Man, 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, entre muitos outros.

 Políticas públicas

Alinhada à política nacional de turismo, a Setur vem desenvolvendo junto aos entes municipais ações de desenvolvimento do turismo, a exemplo da atualização do mapa do turismo, do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e do ‘Vai Turismo’, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE) e Sebrae/SE. “Ressaltamos também a relevância do Fórum de Turismo de Sergipe (Fortur/SE), que será realizado periodicamente com membros da cadeia produtiva do turismo”, salienta o secretário Marcos Franco.

 Interiorização da cultura e do entretenimento

Diante das inúmeras potencialidades turísticas existentes em Sergipe, novos produtos vão surgir. Neste sentido, a Setur pretende fomentar a interiorização da cultura e do entretenimento, em parceria com os setores público e privado. Trata-se de eventos artísticos, gastronômicos, culturais e musicais, que serão realizados em cidades históricas e com potencial turístico. Inclusive, muitas reuniões têm sido realizadas com gestores municipais, com o intuito de firmar parcerias para dar apoio e fazer a divulgação dos atuais e dos futuros destinos turísticos.

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