Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais que atuam no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino - CER IV, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, participam, até quinta-feira, 13, de capacitação voltada para o Projeto Terapêutico Singular - PTS. Dividido em três encontros, o treinamento acontece na sede do Centro.
De acordo com o instrutivo de Reabilitação do Ministério da Saúde que norteia a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde, o PTS consiste em um conjunto de condutas terapêuticas articuladas, propostas de forma individualizada e direcionada de acordo com as necessidades, considerando o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade, bem como fatores emocionais, ambientais, comunicacionais, sociais e o desempenho ocupacional.
A gerente assistencial do CER IV, Karina Prado, destaca a importância do Projeto. “O PTS é o instrumento de trabalho interdisciplinar que possibilita a participação, a reinserção e a construção da autonomia do usuário e da família, fornecendo uma escuta, e construção de vínculo e uma garantia de acesso com responsabilidade e resolutividade”, destacou a gerente assistencial do CER IV, Karina Prado.
A iniciativa, idealizada pela gerência assistencial e pelo Núcleo de Educação Permanente do Centro, conta com a parceria da Universidade Federal de Sergipe.Para o gerente do Núcleo de Educação Permanente do CER IV, Zak Moreira, a capacitação tem como objetivo aperfeiçoar ainda mais os serviços oferecidos pelo Centro. “Os nossos profissionais já trabalham com o PTS e o nosso intuito é promover o aprimoramento dessas noções, pois é um modelo dinâmico que pode beneficiar ainda mais o nosso usuário”, concluiu.