No mês de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo. Com o intuito de promover a socialização e proporcionar um dia especial às crianças autistas atendidas pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, o Núcleo de Prevenção e Reabilitação de Jequié (NUPREJ), vem promovendo diversas ações e atividades. Nesta terça-feira, 11, foi realizado um momento integrativo, com dinâmicas recreativas no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Estiveram presentes, a coordenadora do NUPREJ, Thiciana Biondi; equipe técnica da unidade; pais, mães, responsáveis e as crianças atendidas pelo NUPREJ.
Com uma programação diversificada, música, pintura facial, brincadeiras lúdicas, a ideia mobilizou o público e, ao mesmo tempo, propiciou mais visibilidade à conscientização sobre o autismo nos espaços coletivos. Como parte da iniciativa, além dessa atividade, serão realizados outros dois importantes encontros abordando o tema, destinados aos profissionais das unidades de ensino, das Unidades de Saúde e para as equipes de atendimento da Assistência Social:
- Dias 24 e 26, das 8h às 12h e das 14 às 17h: palestra “Interlocução entre o NUPREJ e as unidades de saúde e assistência social: fortalecendo a comunicação entre redes”, no Auditório Manoel Sarmento, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
“As pessoas precisam ter o conhecimento e com acesso à informação, o preconceito é combatido. O trabalho que vem sendo feito pela equipe do NUPREJ é importante demais e auxilia a comunidade a compreender o que é o autismo e buscar lidar com as crianças e adultos que estão neste espectro, com mais atenção e maior cuidado. Com essas ações e partir desses nossos encontros, acredito que podemos gerar multiplicadores, além de ajudar na orientação dos profissionais que lidam no atendimento dos serviços públicos a identificar, entender e procurar atuar em consignação com as premissas da inclusão e diversidade.”, destacou a coordenadora do NUPREJ,Thiciana Biondi.