SAÚDE Sergipe
Dia do médico e do enfermeiro obstétricos é comemorado com homenagem na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Profissionais trabalham diariamente com pacientes de alto risco e são responsáveis por diversos procedimentos
12/04/2023 18h46
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Neste dia 12 de abril, são celebrados os dias do médico obstetra e do enfermeiro obstétrico. Na data, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes saúda a todos os profissionais da casa, reconhecendo o empenho e dedicação de ambas as categorias no trabalho de trazer novas vidas ao mundo.

“São profissionais que merecem nosso respeito e admiração em qualquer situação, principalmente quando falamos em partos de alto risco, como é o perfil da Nossa Senhora de Lourdes”, ressaltou a superintendente da maternidade, Lourivânia Prado.

Para a médica obstetra Juliana Costa Antunes Batista, a obstetrícia é fundamental para a saúde materno-fetal pela assistência qualificada prestada durante o pré-natal e o parto. Além disso, a especialização é extremamente importante também pela possibilidade de reduzir as taxas de mortalidade materna. O médico obstetra presta cuidados à mulher desde o planejamento pré-concepcional até o término do puerpério, extinguindo dúvidas, acolhendo e cuidando.

“O obstetra está sempre atento não só ao desenvolvimento de uma gestação saudável como ao pronto diagnóstico de patologias que podem surgir. Ele é o responsável por trazer nossos filhos ao mundo em segurança. Parabenizo meus colegas neste dia tão especial para nós, que exercemos esta nobre profissão”, celebrou Juliana Costa Batista.

A enfermeira obstétrica do Centro cirúrgico da maternidade, Larissa de Menezes Primo, garantiu que obteve realização na profissão que escolheu e que não se vê trabalhando em outra área que não seja a obstetrícia, uma vez que sempre gostou de atuar no campo da saúde da mulher. “Há 15 anos estou nesta área e sinto uma enorme satisfação. Durante o meu trabalho, a  felicidade surge com o nascimento de bebês”, declarou.

De acordo com a enfermeira, o momento mais marcante de sua carreira foi quando houve a implantação de ações de humanização do parto, já que é especialista na área com curso feito na maternidade Sofia Feldman, em Minas Gerais, por iniciativa da Nossa Senhora de Lourdes. Segundo ela, a partir de então, esse novo olhar e conhecimento lhe permitiram dar os passos iniciais para o acolhimento tão necessário às pacientes. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que o profissional mais habilitado para desenvolver um trabalho de parto humanizado é o enfermeiro”, destacou.