SAÚDE Bahia
Vacinação contra Influenza é ampliada para todos os grupos prioritários da campanha a partir desta segunda-feira
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou na última segunda-feira (10), com a prioridade inicial de vacinar as crianças de seis mes...
14/04/2023 16h31
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou na última segunda-feira (10), com a prioridade inicial de vacinar as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), e a partir de segunda-feira (17), a vacinação será ampliada para atender aos demais grupos prioritários da campanha.


A vacina está disponível no decorrer da campanha em todas as unidades de saúde do município, dentro do horário de funcionamento, contemplando também as pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde ativos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades* e/ou deficiência permanente; indígenas; quilombolas; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional.

Também haverá duas ações extras de vacinação para atender todos os públicos prioritários da campanha, na segunda-feira (17), no Boulevard Shopping, e na quinta-feira (17), no Centro Cultural Glauber Rocha, das 8h às 16h.

Para vacinação de crianças e idosos, é necessário levar um documento pessoal com foto ou cartão SUS, além da caderneta de vacinação. Para os demais públicos, é preciso apresentar também a comprovação da condição de saúde ou ocupação.

Até o fim da campanha, que vai até o dia 31 de maio, a estimativa é alcançar a cobertura vacinal de pelo menos 90% do público geral, estimando em 112.517 pessoas incluídas nesses grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a vacina contra Influenza é atualizada anualmente e quem se vacinou contra no ano passado também deve garantir a imunização contra a doença neste ano para se proteger das variantes e subvariantes atuais, e também das passadas. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.