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Mais de 53 mil atendimentos realizados em UPAs e Policlínicas Municipais

As Policlínicas Municipais e Unidades de Pronto Atendimento- UPAs de Feira de Santana realizaram 53.887 atendimentos, sendo 42.752 procedimentos, 2...

17/04/2023 às 19h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

As Policlínicas Municipais e Unidades de Pronto Atendimento- UPAs de Feira de Santana realizaram 53.887 atendimentos, sendo 42.752 procedimentos, 2.484 exames e 8.651 consultas com médicos clínicos e especialistas. Os dados são referentes ao último dia 10 até esse domingo (16).

A média é de 6.900 atendimentos por dia na zona urbana e 798 na zona rural.Somente a UPA Queimadinha registrou mais de 11 mil atendimentos e liderou o ranking na sede. Já a Policlínica de São José registrou 3.143, ocupando a primeira posição em assistência prestada no campo.

É válido destacar que policlínicas e UPAs não fazem marcações de exames, entretanto o município dispõe de 110 unidades de saúde que realizam o encaminhamento.

FILA DA REGULAÇÃO

Em Feira de Santana, 25 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar nesta segunda-feira (17). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na UPA Queimadinha, uma idosa de 63 anos está há seis dias aguardando regulação para tratar derrame pleural. Já na Policlínica do Feira X, um idoso de 66 anos deu entrada há 18 dias e está esperando transferência para receber o tratamento adequado para cuidar da mesma enfermidade.

Do total, 15 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 6 na UPA Mangabeira e outros 4 distribuídos nas policlínicas municipais: Feira X (1) e George Américo (3).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.



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